Artes

Artista Leo Caobelli transforma lixo eletrônico em arte na rede

A exposição on-line 10 desertos de erros transforma fotos coletadas de computadores descartados em obras de arte.

Correio Braziliense
postado em 06/10/2022 18:17 / atualizado em 06/10/2022 18:19
 (crédito: Divulgação/Rumos Itaú Cultural  )
(crédito: Divulgação/Rumos Itaú Cultural )

Criado para existir unicamente on-line, o projeto 10 desertos de erros é uma exposição artística virtual e interativa criada com obras feitas de fotos antigas retiradas de hd 's de computadores descartados. As imagens coletadas foram modificadas e editadas por cada artista para dar sentido às obras e cada coletânea de imagens tem sua própria identidade visual e sentido.

O projeto foi idealizado pelo fotógrafo Leo Caobelli em conjunto com outros 13 artistas. Os temas abordados são diversos e cada aba da plataforma é uma coletânea organizada por um artista convidado, dono de uma estética única com a própria forma de interação. Além disso, o trabalho foi financiado pela iniciativa de incentivo à produção artística, Rumos Itaú Cultural.

O projeto se originou com o material coletado de computadores retirados de depósitos de lixo eletrônico, inicialmente de Porto Alegre, e depois as buscas se ampliaram para São Paulo, Rio de Janeiro e em Lagos, na Nigéria. Esse material foi armazenado em bancos de dados na internet. "Tinha um banco de dados com mais de 50 hds recuperados e a gente ia navegando a partir de palavras chave”, comenta Leo.

O processo de criação de cada exposição foi um trabalho em conjunto entre os artistas, mas também cada artista tinha liberdade para explorar o tema que desejavam. sobre o processo Caobelli comenta: “Trabalho em conjunto com cada artista, mas também alguns o artista trabalhava o material e me devolvia ele um pouco mais pronto”, diz.

Confira a exposição neste link:

https://desertosdeerros.com.br/

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação