Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário, o livro O avesso da pele ganhou versão em audiobook. Com narração do próprio autor, Jeferson Tenório, a obra aborda questões de discriminação, violência e identidade raciais. O livro está disponível nas plataformas Kobo e Play livro, com a duração média de 5h e no valor de R$ 35.
O avesso da pele conta a história do personagem Pedro, que, depois de perder o pai para uma ostensiva abordagem policial, busca resgatar suas origens familiares. Ao traçar os caminhos paternos, ele se depara com complexas relações raciais e de negritude. Com isso, o autor visa estimular o interesse de consciência do leitor a partir de uma narrativa realista e, ao mesmo tempo, sensibilizadora, que denuncia o sistema racista vigente no país.
Em nota, o escritor relembra a sensação proporcionada pelo livro. “Revisitá-lo me aproximou mais de um leitor do que de um escritor. Narrar as coisas que escrevi em voz alta me deu mais consciência do que produzir, mais consciência das palavras e frases que usei. Algumas vezes, durante a leitura, me comovi porque apesar da ternura, o 'avesso' também é um livro dolorido. Foi uma experiência singular."
Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é doutor em teoria literária pela PUC-RS. Ele ganhou notoriedade a partir do romance O beijo na parede (2013), eleito Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Ao longo desses anos, Tenório teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos em outros idiomas. O avesso da pele foi lançado em 2020 e já circula por oito países: Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, França, Suécia, Itália, China e Bélgica.
Serviço
Disponível na Kobo e Play Livro (Google e Play Store). R$34,90. Duração: 5h10min
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.