A TV Globo recebeu três indicações ao Emmy Internacional deste ano, nas categorias de Melhor telenovela com Nos tempos do imperador; Melhor Documentário com O caso Evandro; e Melhor atriz para Letícia Collin (Onde está meu coração). Os indicados foram anunciados pela Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão nesta quinta-feira (29/9).
Além das três novas indicações, a TV Globo já havia sido indicada na premiação deste ano por sua cobertura do Caso Prevent Senior no Jornal Nacional e no Fantástico, que foram finalistas na categoria Notícias do Emmy Internacional 2022. Os vencedores serão conhecidos no dia 21 de novembro em Nova York, Estados Unidos. A cerimônia de gala que marca a 50ª edição da premiação será presidida pelo diretor da TV Globo, Amauri Soares.
Exibida em 2021, a novela das 18h Nos Tempos do imperador, é uma trama de época ambientada no Rio de Janeiro que se desenvolve em um Brasil que ainda busca sua identidade. O folhetim acompanha momentos importantes da vida do Imperador Dom Pedro II (Selton Melo), da Imperatriz Teresa Cristina (Leticia Sabatella), de Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes), além de Pilar (Gabriela Medvedovski) e Jorge/Samuel (Michel Gomes), ao longo dos anos. Através de histórias de amor, lutas e esperança, a obra traz elementos históricos, mas que remetem aos dias atuais.
Na categoria Documentário concorre O caso Evandro, original Globoplay. Em 1992, o desaparecimento e a morte de um menino de 6 anos, Evandro Ramos Caetano, em uma pequena cidade do litoral do Paraná, Guaratuba, chocaram o país. Não só pela brutalidade com que foi assassinado, mas pelos desdobramentos políticos e judiciários do caso, cheio de reviravoltas, algumas delas, inclusive, recentes. Apesar de ser um episódio conhecido do grande público, o caso Evandro ganhou novos rumos de investigação a partir da apuração de Ivan Mizanzuk, que construiu, a partir dessa história, a temporada de maior sucesso do podcast ‘Projeto Humanos’, disponível no Globoplay e nas outras plataformas de áudio digital.
Já a atriz Letícia Colin concorre na categoria Melhor atriz pela série Onde está meu coração, também original Globoplay. Na história, a atriz interpreta Amanda, uma jovem médica bem-sucedida e idealista, vinda de uma família de classe alta, que se deixa levar pelo prazer fugaz das drogas sem conseguir mais dar conta da sua vida profissional e afetiva.
Ao todo, a TV Globo já recebeu 18 troféus do Emmy Internacional. O primeiro foi o de Personalidade Mundial da Televisão, recebido por Roberto Marinho, em 1976, prêmio que receberia novamente em 1983. Já o troféu mais recente foi em 2018 na categoria de Melhor série no Emmy Internacional Kids, com Malhação: Viva a diferença.
O post Brasil recebe três indicações ao Emmy Internacional 2022 foi publicado primeiro em Observatório da TV.