Uma das lendas da literatura brasileira tem os dias finais da vida representados no cinema. A produção Lima Barreto mostra os últimos três dias de internação de um dos maiores escritores do Brasil. Luis Miranda, Barreto aos 42, e Sidnei Santiago Kuanza, que faz o protagonista aos 30, interpretam o autor em um delírio do autor que sofreu muito de depressão e alcoolismo. O filme é mistura de realidade, fantasia e ficção sob direção de Luiz Antonio Pilar.
Marcante para história da literatura brasileira, Lima Barreto foi um jornalista, crítico e escritor brasileiro que, nos curtos 42 anos de vida que teve, alcançou uma carreira impressionante se levada em conta a relevância que a sua obra tomou, sendo considerada importante até a atualidade. O livro mais famoso da carreira foi Triste fim de Policarpo Quaresma. Porém trabalhos como os livros Recordações do escrivão Isaías Caminha e Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá também são reconhecidos.
A obra do autor é tão histórica que em 2016, quase 100 anos após a morte. Ainda saiam publicações póstumas de trabalhos dele. A última foi Sátiras e outras subversões: textos inéditos, organizada por Felipe Botelho Corrêa.