Fotografia

Diversidade jardins populares documentada em obra de Zuleika de Souza

O livro 'Jardinagens do devaneio — Aqueles que não sujam o jardim' traz a paixão da fotógrafa Zuleika de Souza pelo urbanismo, paisagens e vida cotidiana brasilienses

Nascida em Brasília na década de 1960, Zuleika de Souza registra o mundo através das lentes de sua câmera fotográfica desde 1982 e já trabalhou nas revistas Veja e Manchete, e nos jornais Folha de S. Paulo e Correio Braziliense, onde atuou por 25 anos. No último domingo, ocorreu o pré-lançamento do livro Jardinagens do devaneio — Aqueles que não sujam o jardim, com edição de Nick ElMoor e projeto gráfico de Cláudia ElMoor.

"Eu fotografo arquitetura popular há 20 anos. O recorte desse trabalho são os jardins populares, engraçados e divertidos, com estátuas de bichos e anões de jardim", explica Zuleika. O nome do livro surgiu de um encontro com uma moradora de Pirenópolis, que, apesar de possuir vários anões em seu jardim, não tinha nenhuma planta. "Vendo aquilo perguntei para ela o motivo, se era porque ela gostava do filme dos sete anões. Ela me respondeu que nunca tinha visto e que preferia daquele jeito porque eles não sujam o jardim, não soltam folha, fica mais limpo. Daí surgiu o nome do livro", conta.

Jardinagens do devaneio — Aqueles que não sujam o jardim demonstra a paixão da fotógrafa pelo urbanismo, paisagens e vida cotidiana brasilienses. O seu olhar foge da perspectiva unicamente arquitetônica. "É engraçado, não sei se é uma coisa minha, mas eu gosto de dar visibilidade para as coisas que as pessoas não dão valor", comenta Zuleika. "Interessei-me pelas cores da periferia e desde então coleciono esses retratos", completa.

Em 2019, a fotojornalista lançou, em conjunto com o poeta Antônio Paulo Barêa Coutinho, o livro Fotospoéticas. "Eu postava as fotos nas minhas redes e ele se inspirava nelas, fazendo poemas. Um dia ele me propôs lançarmos o livro com o material que ele tinha produzido." Outro trabalho da artista é a mostra Chão de flores, resultado da exposição realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em 2015.

Aos 59 anos, Zuleika de Souza trabalha como produtora de fotografia cultural e produz eventos, além de continuar registrando imagens.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco


Foto Livro Jardinagens do devaneio — Aqueles que não sujam o jardim

De Zuleika Souza. Valor: R$ 33. Venda com a autora no Ateliê Plano Imaginário — 504 Sul. Contato para agendamento: (61) 99219-4036

 

Saiba Mais