O artista plástico Modí Silvarolli criou uma releitura de um dos famosos auto retratos de Van Gogh a partir de materiais de sucata, inspirado após visita à exposição imersiva Beyond Van Gogh. Intitulado Beyond time, o quadro chamou tanto a atenção da curadoria da mostra que Silvarolli foi convidado a expor sua obra no local, a partir desta terça-feira (20/9).
A criação ficará à venda e à disposição no Café Van Gogh, área que é aberta à visitação gratuita. Pesando cerca de 25 quilos, reflete o conceito de upcycling art, técnica que reaproveita e ressignifica materiais descartados. Diversas peças de lixo tecnológico como chips, placas de computador, cabos, tomadas e demais materiais eletrônicos foram fixadas por parafusos, sem o uso de tinta ou cola.
Beyond time aproxima Vincent Van Gogh e o universo da tecnologia, transicionando do pós-impressionismo ao pós-moderno sem perder a essência e expressão da obra original. Aos visitantes interessados em saber mais sobre o processo de criação do quadro, estará disponível um QR code que oferecerá mais informações.
Modí Silvarolli se emociona e celebra a oportunidade de homenagear o pintor na maior exposição destinada à sua arte. “É o meu pintor favorito. Participar de uma exposição dessa magnitude e estar junto com as obras de um grande mestre é um verdadeiro privilégio”, explica. “Van Gogh estava além de seu tempo, por isso o nome da obra. Talvez por ele estar à frente não foi devidamente compreendido em vida. Hoje, ele é reverenciado mundialmente por sua história e principalmente por ter trazido um novo olhar artístico para a humanidade”.
Beyond Van Gogh foi inaugurada em Brasília no dia 4 de agosto, no estacionamento do Park Shopping, e estará aberta à visitação até 30 de outubro.