Os vencedores do 1º Prêmio Candango de Literatura serão anunciados no dia 21 de setembro em cerimônia que contará com show do cantor e compositor Lenine. Criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), em parceria com o Instituto Cultural Casa de Autores, o prêmio contou com 2 mil inscritos de vários países de língua portuguesa. Além do Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique e Portugal tiveram autores inscritos.
Do total de inscrições, 1.465 escritores foram habilitados a concorrer a R$ 180 mil em prêmios. Um júri formado por 11 profissionais da área selecionou 239 projetos de capas, 88 projetos gráficos, 190 livros de contos, 523 de poesia e 360 romances. Além de autores, a premiação vai contemplar 22 projetos de incentivo à leitura e um projeto de incentivo à leitura de pessoas com deficiência. A curadoria da premiação ficou a cargo de Ignácio de Loyola Brandão, autor de Não verás país nenhum.
A cerimônia ocorrerá no Teatro Plínio Marcos, no Eixo Cultural Ibero-americano, a partir das 19h30, e será apresentada por Adriana Nunes, da Companhia de Comédia Os melhores do Mundo, e por Manassés, que encenam um espetáculo cênico-musical Floripes. Lenine sobre ao palco com o filho, o músico e produtor Bruno Giorgi, para realizar o show Rizoma.