O Foto BSB, Festival de Fotojornalismo de Brasília, apresenta, entre os dias 8 e 18 de setembro, uma programação híbrida com mostras, palestras e mesas de conversa sobre fotografia e resistência. Nesta quinta (8/9), a partir das 17h, o Alfinete Birô, na 103 Norte, abre os trabalhos com uma mostra em homenagem a Sérgio Amaral. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada on-line.
Com curadoria de Claudio Versiani, Daniela Lobo e Zuleika de Souza, a Foto BSB convida fotógrafos, fotojornalistas e entusiastas da arte para um espaço de debate. Ao longo dos 10 dias, o evento se desdobra entre encontros presenciais e virtuais. Este supre o desejo do encontro humano pós-pandemia, enquanto aquele permite que os fotógrafos profissionais, quase sempre em campo, possam participar a distância.
A abertura, que ocorre nesta quinta, às 17h, homenageia Sérgio Amaral. O repórter fotográfico morreu em junho deste ano em decorrência de um câncer de pulmão. “Foram vários fotojornalistas que morreram em Brasília neste ano. O Sérgio acabou sendo menos falado. A gente achou importante ter o nome dele”, conta Daniela Lobo, diretora e curadora do festival. Ainda nesta quinta, Claudio Versiani apresenta a Aula-Magna “Foto Resistência”, com transmissão a partir das 17h.
Eliane Brum, Lilia Schwarcz e Fernando Costa Netto são alguns nomes confirmados para debates on-line. Ainda que não sejam nomes estritamente da área fotográfica, a presença aprofunda o diálogo e análise sobre temas e narrativas que dão sentido às imagens.
Por fim, o festival terá um encerramento presencial, no dia 18 de setembro, no Museu Nacional da República. Fotos do evento serão projetadas na cúpula do museu, enquanto o Anexo do Museu promove, das 14h às 18h30, a Feira Plano, com trocas e venda de fotografias.
Serviço
Foto BSB - Festival de Fotojornalismo de Brasília
Desta quinta-feira (8/9) a 18 de setembro, em formato híbrido. Programação completa no site. Participação gratuita.