Na manhã desta segunda-feira (5/9), a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou que o filme Marte Um, de Gabriel Martins, foi o escolhido para disputar uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional, na 95ª edição do Oscar, que está marcado para 12 de março de 2023.
Marte um concorreu a vaga junto de outros 27 filmes e passou para o segundo turno com outros cinco títulos: A mãe, de Cristiano Burlan, A viagem de Pedro, de Laís Bodanzky, Carvão, de Carolina Markowicz, Pacificado, de Paxton Winters, Paloma, de Marcelo Gomes.
"A escolha de Marte um para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. Marte um sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país", diz Bárbara Cariry, presidente da comissão examinadora, em nota.
Dirigido e escrito por Gabriel Martins, o filme conta a história da família Martins, negra e de classe média baixa, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. Deivid (Cícero Lucas), caçula da família, sonha em ser astrofísico e participar da missão de colonização do planeta Marte. Seu pai, Wellington (Carlos Francisco), é porteiro e tem orgulho de sua reabilitação do álcool. Tércia (Rejane Faria), matriarca da família, acredita que está sofrendo de uma maldição e Eunice (Camilla Damião), filha mais velha, guarda um segredo.
Produzido pela Filmes de Plástico, em coprodução com o Canal Brasil, Marte um teve a sua estreia no Festival de Sundance, em janeiro de 2022, e chegou aos cinemas brasileiros no dia 25/8, depois de ter destaque no Festival de Gramado onde ganhou os prêmios de Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri.
Assista ao trailer: