Vocalista da banda belo-horizontina de pop rock Jota Quest, Rogério Flausino fez um pedido durante apresentação no Rock in Rio, na tarde deste domingo (04/09). O músico, natural de Alfenas, cidade do Sul de Minas Gerais, pediu proteção aos biomas Amazônia e Pantanal, à Serra do Curral - cartão-postal de Belo Horizonte, capital mineira - e ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
"Amanhã é o dia da Amazônia, vocês sabiam? E a gente é a última geração que pode fazer a diferença, hein. Salve a Serra do Curral, salve o Pantanal, salve a Chapada dos Veadeiros. Isso aqui é de todo mundo, galera. Não tem lado", afirmou Flausino empunhando uma bandeira com os escritos "Amazônia livre", entre as músicas "dias melhores" e "tempos modernos".
Queimadas e desmatamento são pautas combatidas corriqueiramente quando se aborda Amazônia, Pantanal e Chapada dos Veadeiros. Quanto à Serra do Curral, a mineração também é um assunto relacionado.
Em abril deste ano, foi concedido pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) pedido de licenciamento para empreendimento da Taquaril Mineração S.A. (Tamisa). Desde então, o processo é marcado por avanços e recuos no sentido de proteger o cartão-postal da Região Metropolitana de BH.
Jota Quest
Jota Quest se apresentou neste domingo no palco principal, o Palco Mundo, do Rock in Rio, festival de música no Rio de Janeiro, após ser confirmado como atração em 25 de agosto. A confirmação se deu após Migos, trio de rappers estadunidenses formado por Quavo, Takeoff e Offset, cancelar a participação após fim do grupo por problemas de relação entre os músicos.
Matuê
Matuê foi outro a se posicionar no palco do Rock in Rio neste domingo. O rapper, que se apresentou em outro palco antes de Jota Quest, ergueu um skate com os dizeres "fora Bozo", em protesto contra Jair Bolsonaro (PL), presidente da República e candidato à reeleição.