No dia 23 de novembro, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) irá sediar um superevento de padrão internacional, o TEDx. O projeto recebeu o nome de De volta para o futuro e a organização planeja selecionar, até 9 de setembro, palestrantes interessados e projetos artísticos e culturais para compor a programação.
A ideia por trás do TEDxESMPU é ser palco para ideias inovadoras, compartilhadas por pessoas que desejam fazer a diferença para alcançar possibilidades de futuros desejáveis e proporcionar transformações profundas rumo à uma realidade mais sustentável. Será uma verdadeira jornada de aprendizado, troca de experiências e pensamentos com potencial para mudar o mundo.
A disseminação de ideias proposta no evento busca refletir no estímulo à possibilidades de reflexão sobre o presente e o futuro, além de certamente amadurecer a visão crítica da comunidade acadêmica da ESMPU e de todos os participantes ali presentes. A mudança de pensamento e comportamento é o primeiro passo para chegar aos futuros desejáveis que a entidade propõe.
Para enriquecer ainda mais a experiência, o Conselho Curador da ESMPU, em conjunto com a equipe executora do TEDxESMPU, oferece processo de seleção para que artistas, curadores e instituições possam inscrever um projeto autoral para fazer parte da composição do espaço. Serão aceitos projetos artísticos como pintura, fotografia, gravura, desenho, escultura, vídeo, espetáculo, instalação e performance; e projetos culturais como lançamento de livros, rodas de conversa e saraus. Não poderão participar do processo seletivo pessoas jurídicas de direito privado com fins lucrativos.
As obras inscritas devem seguir a temática De volta para o futuro e serem originais, de interesse público, contribuição histórica e sociocultural. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico disponibilizado no site da ESMPU até o dia 9 de novembro. A princípio, os resultados da seleção serão divulgados em 30 de setembro.