A atriz Paloma Duarte dividiu com seus seguidores no Instagram que recebeu o diagnóstico de endometriose. Na postagem, ela brinca que agora também faz parte das famosas que têm a doença. "Gente fiquei trend, estou com endometriose", disse ela se referindo a figuras como Anitta e Larissa Manoela, que também compartilharam com seus fãs que são portadoras da complicação.
"Tem dias que é muito difícil lidar com o diagnóstico, tem dias que acordo e choro. Meu caso é cirúrgico e apesar do procedimento ser pouco invasivo, a cirurgia me abala de muitas formas", confessou ela.
"São mais de 8 milhões de mulheres no Brasil com a doença! Eu demorei muito a perceber os sintomas e levar a sério. Só quando a dor ficou insuportável que fiz a ressonância", disse Paloma.
A atriz ainda aconselhou que as mulheres não deixem de consultar o médico nem perceber os primeiros sinais da doença. "Por aqui, enquanto a cirurgia não chega, nos dias que acordo mais sensível, o que me ajuda é isso: beijo e carinho", escreveu na legenda da foto que está sendo beijada pelo marido, Bruno Ferrari e pelo filho, Antônio.
O que é a endometriose?
A endometriose ocorre quando células do endométrio, o tecido que reveste o útero, que deveriam ser expelidas durante a menstruação se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, provocando o crescimento do tecido endometrial fora do útero. O ultrassom pélvico e transvaginal e a ressonância magnética são os principais métodos por imagem para detecção da endometriose.
As pacientes relatam cólicas fortes, alterações intestinais na menstruação, dores durante a relação sexual e problemas para engravidar. Além da dor física, há também o fator emocional, porque muitas vezes as mulheres não têm seus sintomas reconhecidos pelos médicos ou pelos parceiros.
Saiba Mais
- Política No Brasil após condenação na Itália, Robinho declara voto em Bolsonaro
- Brasil Confira os resultados da Quina 5963 e da Lotofácil 2627 desta sexta-feira (30/9)
- Política Afinidades políticas de policiais e militares colocam em risco atuação na segurança das eleições?
- Política Eleições 2022: 'Evangélica de berço, minha mãe de 70 anos agora pensa em ter arma'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.