Música

Ventos solares presta tributo a Clube da Esquina nesta quinta-feira (28/9)

Cacau Alencar (violão 12 Cordas), Bosco Oliveira (violão 6 cordas) e Clausen Bonifácio (voz) revisitam clássicos da obra de compositores e cantores mineiros no Feitiço das Artes

Irlam Rocha Lima
postado em 29/09/2022 06:00
 (crédito:  Clausem Bonifácio/Divulgacao)
(crédito: Clausem Bonifácio/Divulgacao)

Três músicos de diferentes origens e formações, radicados em Brasília, se reuniram para prestar homenagem ao Clube da Esquina, movimento que ocorreu em Minas Gerais na segunda metade da década de 1970 e trouxe sofisticação à MPB. No show Ventos solares, que apresentam nesta quinta-feira (29/9), às 20h30, no Feitiço das Artes, Cacau Alencar (violão 12 Cordas), Bosco Oliveira (violão 6 cordas) e Clausen Bonifácio (voz) revisitam clássicos da obra de compositores e cantores mineiros, tendo o guitarrista Haroldinho Matos como convidado especial.

"A proposta original era fazer uma espécie de revisão, no espectro da música mineira, com e releituras de canções que fazem parte da memória afetiva do brasileiro. Depois de uma reunião que Bosco, Clausen e eu fizemos, chegamos à conclusão que nada mais natural do que celebrar o Clube da Esquina, no cinquentenário", ressalta o violinista Cacau Alencar.

Na avaliação de Cacau, que, há 15 anos, integrou um grupo chamado Expresso Mineiro, os músicos e compositores do Clube da Esquina criaram uma sonoridade característica, "ao fundir elementos ligados à harmonia, originários do jazz,com o aspecto melódico das canções dos Beatles, associados a ritmos tradicionais do interior de Minas".

Para o Ventos solares foram escolhidas 20 canções consagradas pelo públicos, compostas por Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Tavinho Moura, Fernando Brant, Márcio Guedes e Ronaldo Bastos, entre outros. O repertório traz clássicos como Amor de índio, Cais, Maria Maria, Nada será como antes, Nos bailes da vida, Rua Ramalhete, Travessia e Sal da terra.

Ventos solares

Show de Cacau Alencar, Bosco Oliveira e Clausen Bonifácio, com a participação especial de Haroldinho Matos, hoje, às 20h30, no Feitiço das Artes (306 Norte). Couvert artístico: R$ 30. Informações e reservas de mesas pelo telefone: 3548-1680. Classificação indicativa livre.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação