Música

Spotify lança a segunda edição do 'Sound Up' no Brasil

Programa promove a diversidade de vozes em podcasting; 10 participantes serão selecionados para transformar ideias em projetos

Correio Braziliense
postado em 23/09/2022 12:31 / atualizado em 23/09/2022 12:32
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O Sound Up, programa do Spotify que ajuda criadores sub-representados a colocar o pé — e o microfone — na porta da podosfera, está com inscrições abertas para a segunda edição até 14 de outubro. O objetivo do programa, que é destinado jovens negros de 18 a 24 anos, é diversificar as vozes no espaço de podcasts, fornecendo oportunidades educacionais, recursos e acesso a especialistas do setor. A ideia é construir e estabelecer carreiras em podcasting e para que suas ideias de conteúdo se tornem programas de sucesso, mesmo que não tenham nenhuma experiência prévia em produção de conteúdo.

Serão selecionados 10 participantes para receber mentoria e transformar suas ideias em projetos. "Queremos proporcionar um espaço seguro e fazer com que novas histórias e perspectivas se destaquem no universo dos podcasts. Trazer perspectivas que antes eram inviabilizadas para o centro da conversa estimula toda a indústria e o aumento da representatividade encoraja criadores potenciais a começarem a produzir", afirma Fernando Spuri, líder do Sound Up na América Latina, no material de divulgação.

Quatro anos após ser criado, em 2018, o Sound Up está presente em 12 mercados (Japão, Itália, Estados Unidos, LatinX, Índia, México, Austrália, Suécia, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Argentina) e ajuda centenas de graduados a encontrar oportunidades na criação de podcasts. O Brasil recebeu a primeira edição do Sound Up na América Latina em 2020, na qual quatro podcasts ganharam o selo Original Spotify: Calunguinha, criado por Lucas Moura e Stela Nesrine. Os podcasts premiados com o selo foram Pavulagem, de Maickson Serrão, Preto Positivo, de Emer Conautos e Raízes, de Caio Santos.

"O Sound Up mudou nossa perspectiva sobre nós mesmos, nos deu ferramentas e um bom tanto de caminhos possíveis. Não só criamos um dos maiores e mais importantes projetos da nossa vida até agora, como redimensionamos nossa carreira pessoal", diz Lucas Moura, em material de divulgação. "O Sound Up me pegou e me guiou pela floresta apontando os desafios e os mistérios da podosfera. Foi uma experiência única e ao mesmo tempo encantadora!", completa Maickson Serrão, em material de divulgação. As inscrições para a segunda edição do Sound Up no Brasil estão abertas até 14 de outubro. Para participar, acesse o link.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação