Segundo o dito popular, o bom filho à casa torna. O lema serve para falar do retorno a Brasília de Nelson Faria. Violonista, guitarrista, compositor e arranjador mineiro-brasiliense que iniciou a trajetória musical aqui na cidade, na década de 1980, e, após radicar-se no Rio de Janeiro, com alguma frequência volta para fazer apresentações em diferentes palcos.
Ele faz show, no Espaço Cultural do Choro, nesta quarta (21/9) e quinta-feira (22/9), às 20h30, acompanhado pelo trio formado por Oswaldo Amorim (baixo), Pedro Almeida (bateria) e Misael Barros (piano). Para tanto, ele preparou um repertório que inclui composições autorais, como Brooklin Hize, Meu amigo Gramani e Cação para Juliana (que fez para a filha). A elas se juntam os clássicos Manhã de carnaval (Luis Bonfá e Antônio Maria) e Paca, tatu, cotia não (Nico Assumpção), entre outras.
Com trajetória musical iniciada em Brasília, na década de 1980, Nelson lançou 18 álbuns e um DVD, participou da gravação de, aproximadamente, 300 discos de músicos nacionais e internacionais e publicou oito livros didáticos, sendo dois editados nos Estados Unidos, Itália e Japão. "Atualmente, apresento o programa Um café lá em casa, veiculado no YouTube, onde recebi grandes nomes da MPB, entre eles Roberto Menescal, Ivan Lins, João Bosco, Toninho Horta e Ed Motta, com quase 300 mil seguidores", conta.
O músico é também o coordenador e diretor do site de aulas on-line Fica a Dica Premium, com mais de 2 mil alunos cadastrados. Ao longo do tempo, Nelson já excursionou por países da América do Norte, América do Sul, América Central, Europa e também no Japão — geralmente em festivais de jazz. "A música brasileira já me levou a atuar como professor convidado nas universidades de Nova York, Boston, Califórnia, nos Estados Unidos, Suécia, Finlândia, Amstedan e Roterdam, na Holanda", destaca. Desde 2010, moro parcialmente na Suécia, onde sou professor na Universidade de Örebro", acrescenta.
Nelson Faria
Show nesta quarta e quinta-feira, com a participação de um trio, às 20h30, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). Ingresso à venda no local. Informações: 99956-7369 (whatsapp). Classificação indicativa livre.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Pedro Martins e Michael Pipoquinha se apresentam no Clube do Choro
- Diversão e Arte Festival Chão de Estrelas traz programação para toda a família
- Diversão e Arte Cantor Luiz Caldas toca no Clube do Choro nesta quinta-feira (8/9)
- Diversão e Arte Clube do Choro recebe show ‘Delicadeza’, de Leonel Laterza
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.