Festejo tradicional da cultura popular brasileira, o Boi-Bumbá narra a lenda da morte e ressurreição de um boi. No sábado (17/9), a atriz rondoniense Jaqueline Luchesi oferecerá oficina gratuita sobre o folguedo nortista e nordestino na Universidade de Brasília (UnB). Os participantes terão contato com diversos aspectos desse bem cultural, por meio de objetos utilizados nas apresentações, além da dança, da música e dos movimentos rítmicos característicos de cada personagem.
“O Boi-Bumbá é um folguedo nortista que faz parte da cultura popular brasileira, Ele surgiu através do encontro do Bumba meu Boi Nordestino, com a Marujada do Pará e as Pajelanças e ritualísticas dos indígenas”, explica a artista de Rondônia e diretora do documentário Um boi criado por mulheres: Boi Bumbá Manhoso.
A oficina ocorrerá no Instituto de Artes da UnB, das 14h30 às 17h30. A atividade é aberta para pessoas maiores de 15 anos, especialmente artistas e indivíduos interessados em teatro e cultura popular.
Saiba Mais
- Educação básica Alunos da alfabetização foram os mais prejudicados durante a pandemia
- Política Em comício no PR, Bolsonaro acena aos ucranianos: "Torcemos pela paz"
- Ciência e Saúde Uso excessivo de celular pode aumentar risco de puberdade precoce
- Mundo Os emojis de cenoura que escondem mensagens antivacinas nas redes sociais
- Holofote Vídeo edita fala de Lula para afirmar que ele chamou apoiadores de vagabundos e traficantes
- Diversão e Arte Novo live-action de 'Branca de Neve' traz Gal Gadot no elenco
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.