Artes

Projeto ‘Sinestesia’ reúne artistas surdos do DF para atuar em libras

Com direção de Gisele Lima, o projeto Sinestesia exibe videoclipes com artistas sonoros, visuais e surdos que atuam em libras

Correio Braziliense
postado em 02/09/2022 15:15 / atualizado em 02/09/2022 15:15
 (crédito:  Gustavo Silvamaral artista visual na sua instalação)
(crédito: Gustavo Silvamaral artista visual na sua instalação)

O pré lançamento do projeto Sinestesia —  Entre Som e Imagem ocupa o espaço A Pilastra neste sábado (3/9), às 19h. A iniciativa reúne músicos e artistas visuais do Distrito Federal para produzir 10 videoclipes feitos por atores surdos que interpretam em libras. No domingo (4/9), às 15h, ocorre a visitação tátil guiada às instalações criadas para a produção dos videoclipes.

A idealizadora e diretora criativa do projeto, Gisele Lima, conta que o foco é gerar encontros improváveis. “Dos diferentes públicos que cada frente já possui naturalmente, vemos o encontro dos três como uma ação agregadora e extremamente potente para a sensibilização de novos públicos, levando artes visuais ao público musical e música produzida e criada no Distrito Federal ao público cativo das artes visuais e à comunidade surda. Pessoas que de outra maneira não teriam contato com essas formas de manifestação artística de maneira acessível aqui o farão por meio de Sinestesia”, afirma Gisele.

Para a produção dos vídeos, os artistas sonoros e visuais trabalharam em duplas. Participam do projeto Ally Akin (música) e Romulo Barros (artes visuais); Gaivota Naves (música) e Lua Cavalcante (artes visuais); Kel (música) e Elvira Cachorraartes (visuais); Liberdade oculta (música) e Fernanda Azou (artes visuais); Pietra Sousamúsica e Thalita Caetano (artes visuais); Prethais (música) e Rayza Rodrigues (artes visuais); Rosa Luz (música) e Aya (artes visuais); Tonhão Nunes (música) e Taira Nebulosa (artes visuais); Vika Vieira (música) e Paula Catu (artes visuais); e Taliz (música) e Gustavo Silvamaral (artes visuais). Os atores surdos Saulo Moraes e Amanda Oliveira fazem as interpretações em Libras.

Os videoclipes serão lançados semanalmente no canal do Youtube d’A Pilastra a partir da segunda quinzena de setembro, com acesso livre para todos os públicos.

 Serviço

Sinestesia - Entre Som e Imagem

Neste sábado (3/9), festa de pré-lançamento às 19h. No domingo (4/9), apresentação das instalações, com DJs e exibição das músicas do projeto, às 15h. Ambos no espaço A Pilastra (SMBS 01 lote 01 loja 01 Guará II)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação