Com encerramento marcado para o próximo fim de semana, a mostra fotográfica Vê nus, em cartaz na Galeria Rubem Valentim do Espaço Cultural Renato Russo até domingo (28/8), recebe nesta sexta-feira (26/8), às 19h, uma roda de conversa com o fotógrafo Kazuo Okubo e com a curadora Rosely Nakagawa. A exposição tem entrada gratuita e classificação indicativa recomendada para maiores de 18 anos.
Okubo e Nakagawa pretendem transitar pelas mais diversas temáticas do mundo da arte em que estão inseridos, dentre elas a fotografia como linguagem e técnica, o nu nas artes visuais, as fronteiras da arte e os espaços que ela permeia. A dupla irá explorar o processo de criação da exposição, cujos resultados refletem em uma pesquisa poética sobre luz e sombra pela técnica high-key, uma técnica de superexposição da imagem.
Kazuo Okubo reuniu 29 mulheres, que participaram de ensaios fotográficos de forma voluntária, para compilar a beleza e complexidade do nu artístico em 58 fotografias. O projeto também rendeu um livro homônimo com fotos de 60 mulheres que aceitaram posar para Okubo desde 2004. A obra possui 128 páginas e também é composta por texto em português e inglês de Nakagawa, e estará à venda no local por R$ 99.
Kazuo Okubo é fotógrafo brasiliense especializado em fotografia publicitária com trabalhos publicados em revistas como Casa Claudia, Vogue e Piauí. Rosely Nakagawa é curadora e gestora cultural desde a década de 1970. A paulista é graduada em Arquitetura pela FAU USP, tem especialização em Museologia pela USP e em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Também é conselheira de museus e instituições culturais, além de colaborar com festivais no Brasil e nos Estados Unidos.
Serviço
Mostra Vê Nus e Conversa com Kazuo Okubo e Rosely Nakagawa
Ambos na Galeria Rubem Valentim do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, a conversa se passa na sexta-feira (26/8), às 19h, e a mostra tem visitação aberta até domingo (28/8), das 10h às 20h. Entrada gratuita e classificação indicativa para maiores de 18 anos