A 8° edição do Memorial TJDFT Virtual: Arte e Cultura teve início nesta quarta-feira (24/8). O programa traz a abertura da exposição Graffitti na arte — educação ambiental, do artista plástico Daibes Ottoni, e o lançamento do livro Mosaico de mim — Crônicas, da escritora Vanessa Vaz. Pela primeira vez em formato de videocast, o memorial realiza conversas entre os magistrados e os artistas. As entrevistas estão disponíveis no canal do TJDFT no YouTube.
Desde as restrições impostas pela pandemia da covid-19, o evento passou a ser exibido on-line. No entanto, o formato de transmissão ao vivo foi substituído por um bate-papo leve entre as partes envolvidas, com a opção de acompanhá-lo em qualquer horário. A seleção das duas propostas foi aprovada pela comissão organizadora a fim de integrar as Exposições Temporárias de Arte e Lançamento de Livro no Memorial TJDFT — Calendário 2020.
O vídeo desta edição começa com apresentação do clipe Transformação, do grupo Mente Sã. Na sequência, Vanessa Vaz fala sobre a trajetória na literatura com o Juiz Aragonê Fernandes. A obra Mosaico de Mim — Crônicas é uma coletânea com mais de 20 crônicas autorais da escritora. Nela, a artista revela que há um título para cada letra do alfabeto, e que o processo de seleção deles partiu de situações do cotidiano.
Já na segunda parte, foi a vez da Juíza Lorena O'Campos conversar com Ottoni a respeito das belezas da natureza trazidas pelo grafite dele. Ottoni concilia o trabalho artístico com a profissão de Policial Militar Ambiental do DF. Os trabalhos do artista englobam a presença da fauna e flora do cerrado, ao expôr a paixão pela natureza e pela arte. Ele revela que a consciência, envolta nas questões sociais e de segurança pública, é o grande objetivo. Os painéis promovem educação, colorem a cidade e potencializam talentos.
8° edição do Memorial TJDFT Virtual: Arte e Cultura
Exposição Graffitti na arte - educação ambiental, de Ottoni.