A historiadora, jornalista e professora Nina Tubino lança, na quinta-feira (1/9), às 19h, o livro Caminhos dos alemães no Brasil: suas vidas, suas histórias. A publicação marca mais uma obra, de autoria da escritora, em que aborda a participação dos alemães no processo de desenvolvimento do Brasil. O lançamento ocorre no Instituto Histórico e Geográfico do DF, na SEPS EQ 703/903.
No ano que marca a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, Nina não poderia deixar de fora a cultura de um povo que tanto contribuiu para a formação histórica do país. Nos fragmentos de uma nação travada por guerras, diversos alemães encontraram esperança naquela creditada como a "terra do futuro".
A influência dos germânicos, explica a autora, vem desde o descobrimento e se alastra até os mais diversos eventos. "Com eles, vieram junto a modernidade, as novas técnicas para a agricultura e para a indústria que hoje fazem parte do Brasil", aponta. Do aporto de Pedro Álvares Cabral, sob a presença de 35 artilheiros alemães, do primeiro povoado agrícola, em São Vicente, até a origem do nome "Brasil", do alemão brasen (queimar, ficar vermelho) e a expansão do território brasileiro com o bandeirante Wilhelm Jost Tem Glimmer, responsável pela primeira grande expedição para Minas Gerais, em 1601, a presença alemã é ilustre no país tropical.
Aos olhos de Nina, portanto, a data coincide com um importante momento histórico. "Tudo conspirou para que eu melhorasse de saúde e pudesse lançar o livro no mês da Proclamação da Independência, e em 2022, quando se celebra o bicentenário deste ato decisivo para o nosso país", revela. A escritora credita a Maria Leopoldina, filha do Imperador do Sacro Império Romano Alemão e fundador do Império Austríaco, os trâmites do desligamento de Portugal sobre o Brasil, e reverencia: "Deparou-se com o novo mundo e nele ajudou a construir um Brasil melhor."
Herança de infância da autora, o interesse pela caminhada do povo alemão no Brasil teve início aos 14 anos de idade, com o pai. Hoje, aos 88 anos, a gaúcha, natural de Taquari (RS), coleciona diversos estudos e registros sobre um dos assuntos que mais se aprofundou.
A admiração de Nina Tubino ultrapassa as fronteiras físicas. A historiadora foi várias vezes à Alemanha pesquisar arquivos históricos, que contribuem para maior compreensão familiar e embasamento dos estudos realizados. Ela procura inspirar e encorajar os leitores, em um país tão miscigenado, a irem atrás da própria história: "Desejo oferecer, para as próximas gerações, a oportunidade de conhecerem e valorizarem suas origens. Essa é uma experiência fascinante, diria que até mesmo libertadora."
Caminhos dos alemães no Brasil: suas vidas, suas histórias
Lançamento na quinta-feira (29/8), às 19h, no Instituto Histórico e Geográfico do DF (SEPS EQ 703/903)
*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco