A Netflix soltou, nesta sexta-feira (19/8), um episódio bônus da série Sandman. Trata-se de uma adaptação de dois contos de Neil Gaiman: Um sonho de mil gatos e Calliope. Com direções de Hisko Hulsing e Louise Hooper, o novo capítulo está dividido em dois e entrega histórias alternativas do universo do escritor.
Um sonho de mil gatos é a história de vários gatos de rua que se reúnem para dar ouvidos a um profeta. Tal profeta conta a história de um momento em que os gatos eram seres dominantes na Terra, enquanto os humanos eram meros coadjuvantes entre os felinos. Já o segundo conto, Calliope, traz o arco em que Morfeu salva a musa grega de um escritor que a mantinha em cárcere.
Dirigido por Hisko Hulsing, o primeiro conto traz uma animação que mistura 2D e 3D em uma trama envolvente. O segundo, por sua vez, é de direção de Louise Hooper. Os escritores já haviam trabalhado juntos no último episódio da primeira temporada, o Coração perdidos.
O episódio também se destaca pela participação especial de nomes que já trabalharam com Gaiman nos audiolivros dos quadrinhos. São eles: James McAvoy, David Tennant, Michael Sheen e Arthur Darvill. Outros nomes, como Sandra Oh, Melissanthi Mahut, Nina Wadia, Amita Suman, Nonso Anozie e Diane Morgan também chegam para compor o elenco do episódio.
A primeira temporada traz o arco Prelúdios e noturnos e finaliza com A casa de bonecas. Basicamente, o foco é dado a Morfeu e os acontecimentos que giram em torno da prisão dele na terra. A narrativa se desenvolve na busca do Sonho pelos artefatos que lhe dão poder e na tentativa de corrigir erros que cometeu em sua longa existência. A primeira temporada está disponível no streaming e já conta com o episódio extra.