Literatura

Cecon Gama Sul inaugura biblioteca e recebe lançamento de livros

A biblioteca Carolina Maria de Jesus tem abertura marcada para esta sexta-feira (19/8) em evento com sarau, escritores, música e produções para o público presente

O Centro de Convivência (Cecon) realiza, em ação colaborativa com a comunidade, a inauguração da biblioteca Carolina Maria de Jesus. Localizada no Gama Sul, a biblioteca tem abertura marcada para esta sexta-feira (19/8), às 16h. A instituição visa abastecer a população de jovens e idosos em vulnerabilidade com doações e lançamento de livros, além da entrega de arquivos audiovisuais.

A inauguração terá a presença de artistas locais, sarau com escritores, música, recital de poemas e produções dos próprios usuários. O objetivo da ação, de acordo com a equipe envolvida, é o de estimular o protagonismo e a valorização das narrativas e vivências pessoais. Além disso, a instituição quer proporcionar um espaço acolhedor, com comunicação positiva, ampliar o diálogo com a comunidade e fortalecer um vínculo afetivo, tudo a fim de fomentar a leitura e construir um espaço de referência.

A biblioteca leva o nome “Carolina Maria de Jesus”, uma homenagem à célebre escritora, compositora e poetisa brasileira. Carolina foi uma das primeiras escritoras negras do país e está na prateleira das mais importantes. As obras dela resgatam a cultura afro-brasileira e evidenciam a luta da mulher negra no Brasil. O livro Quarto de despejo: Diário de uma favelada, publicado em 1960, é o mais famoso e denuncia as dificuldades que passou como mãe, catadora e moradora de favela.

A inauguração apresenta:

Mulheres incorrigíveis: Histórias de valentia, desordem e capoeiragem na bahia - Paula Juliana Foltran
Carvoeiros, uma infância perdida - Joaquim Rodrigues
O meguinho sapeca - Arlene Muniz
Coletânea do lelé - Ainê Pena
Da várzea - Laércio Nicolau
Um soco na alma - Wilza Meireles

Saiba Mais