Festival

Emília Monteiro é uma das atrações do Festival BrasilArte em Brasília

O BrasilArte foi idealizado e criado pela dupla Ester Braga e Paula Melo, com o fomento da Fundação Nacional das Artes — Funarte

A partir de hoje, o Festival BrasilArte traz para a capital o melhor da cultura das cinco regiões brasileiras. A extensa programação reúne shows musicais e de dança que se estendem até o domingo, no Teatro Sesc Sílvio Barbato, no Setor Comercial Sul. Em formato híbrido, as atrações também podem ser assistidas por meio do canal Instituto Latinoamerica no YouTube.

O BrasilArte foi idealizado e criado pela dupla Ester Braga (Abèbè Produções) e Paula Melo (Instituto Latinoamerica), com o fomento da Fundação Nacional das Artes — Funarte."A gente queria fazer algo diferente e que destacasse a cultura popular brasileira com Brasília no centro, justamente pelo fato de a cidade ser esse celeiro de talentos, com filhos de pessoas vindas de outros estados e que trouxeram suas culturas consigo", explica Ester Braga.

O dia de abertura traz artistas para representar as regiões Centro-Oeste e Sudeste. O violeiro pernambucano Cacai Nunes se apresenta com ritmos musicais variados, seguido por uma performance de hip-hop da dançarina Luh Lemos. Amanhã, a cantora paraense Emília Monteiro relembra a musicalidade da região Norte, como o carimbó. Já o grupo de dança Coração Gaúcho evidencia a preservação das tradições da dança e da música do Sul no DF.

A sexta-feira é reservada para celebrar as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, com o show Bahia de Todos os Sambas. Cely Curado e Kalinka Barroso brincam com influências dos ritmos africanos e das cantigas de roda, tendo o samba no foco. Logo em seguida, o grupo de dança Jongo do Cerrado destaca a simbologia do ritmo como cultura de resistência durante a escravidão.

O fim de semana conta com as atrações Daniel Dureg, cantor da cidade que interpreta músicas sulistas, e o Grupo Sensação Paraense, que explora danças típicas do Norte, no sábado. O evento se encerra no domingo com o show Liberdade Incondicional, por Rap Lio, e performances de dança do grupo Tambores do Amanhecer. Os artistas destacam a potencialidade cultural do Nordeste e Sudeste.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

Saiba Mais