Homenagem

Cantora Dua Lipa torna-se embaixadora honorária de Kosovo

A artista recebeu medalha em cerimônia conduzida pela presidente do país, Vjosa Osmani. Dua Lipa compartilhou texto de gratidão e fotos do evento no Instagram

Na última sexta-feira (5/8), Dua Lipa recebeu o título honorário de embaixadora de Kosovo. A cerimônia de nomeação foi conduzida pela presidente Vjosa Osmani, que entregou pessoalmente a medalha e o certificado à cantora. Em gratidão, Dua publicou registros do evento no Instagram e texto em prol dos ideais do país.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por DUA LIPA (@dualipa)

“É uma honra e um privilégio poder representar meu país em todo o mundo e continuar meu trabalho e esforços globalmente para ver que deixamos nossa marca e fazemos a diferença”, escreveu na rede. “A juventude de Kosovo merece o direito à liberalização de vistos, liberdade para viajar e sonhar grande”, finalizou.

Por mais que tenha nascido no Reino Unido, a artista é filha de pais albaneses que se mudaram para Pristina, em Kosovo, e viveu no país durante a adolescência. Mesmo com raízes em Londres, Dua Lipa é ativista na luta da independência de Kosovo em relação à Sérvia. Mesmo reconhecida pelos Estados Unidos e outros países europeus desde 2008, ano da declaração da independência do país, a República do Kosovo ainda possui território reivindicado pela Sérvia, o que traz empecilhos ao reconhecimento como nação.

Vjosa Osmani destacou a importância da representatividade de Dua Lipa em convite enviado antes da cerimônia. “Além de ser uma musicista de classe mundial e uma vez em uma geração, você também é um modelo para muitas meninas e mulheres em todo o mundo como uma cantora direta e ativista consciente”, escreveu a presidente. “Mas, acima de tudo, o que você fez pelo povo de Kosovo, aumentando a conscientização sobre a República do Kosovo, é incomparável e verdadeiramente inestimável.”

Saiba Mais