Entre familiares e amigos, a atriz e cantora Olivia Newton-John, nascida em Cambridge, casada com John Easterling, morreu ao sul da Califórnia de "forma serena", aos 73 anos. Eternizada nas telas nos musicais Grease — Nos tempos da brilhantina (1978) e Xanadu (1980), há dois anos, ela foi notabilizada pelo título "dama", em decisão ratificada pela Rainha Elizabeth. Batalhadora, numa luta contra o câncer de mama, por mais de 30 anos, Newton-John reuniu forças para o efetivo comando de uma fundação dedicada a ativismo e pesquisas de cura.
"Seu impacto foi incrível!", destacou o colega de elenco de Grease, John Travolta, com quem Olivia viveu o apaixonante casal da ficção: ela, Sandy e ele, Danny. Ainda nas redes sociais, Travolta assinou a homenagem: "Seu Danny, seu John". No filme — uma açucarada jornada de romance juvenil tornada um clássico de Randal Kleiser, e estrelado ainda por Stockard Channing —, obras de um musical assinado por Jim Jacobs e Warren Casey ganharam a química perfeita entre Olivia e Travolta. Nas telas, a atriz conquistou um lugar especial nas interpretações de Summer night e Hopelessly devoted to you.
Quatro anos antes do casamento com Matt Lattanzi, com quem teria a filha Chloe Rose, em 1980, estrelou Xanadu, filme que, literalmente, trouxe um rastro de brilho e muito colorido para a despedida, na tela grande, da lenda Gene Kelly (de Cantando na chuva). Com o enredo passado em Los Angeles, o filme apresentou como ponto alto a música-título entoada por Olivia junto aos recursos da Eletric Light Orchestra que dominou a trilha sonora.
Até a última aparição, em 2020, como ela mesma, numa comédia estrelada por Paul Hoogan, The very excellent Mr. Dundee, viveu altos e baixos numa carreira fortalecida pela música. Com Beau Bridges, Olivia filmou o longa Uma família e tanto (2000), anos depois de estar no elenco da comédia Depois dos 30 (2011). Sem muito êxito, Travolta e Olivia repetiriam a parceria cinematográfica em Embalos a dois (1983).
Vocação musical
Olivia Newton-John ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em 1981; foi introduzida ao Hall da Fama da Associação Australiana da Indústria Fonográfica, em 2002; tem 10 American Music Awards; nove Billboard Awards; além de quatro prêmios Grammy, dos 12 pelos quais foi indicada ao longo da vida. Retrato do sucesso de sua carreira musical.
Em 1974, tendo lançado dois álbuns de moderado sucesso, ela foi a escolhida para representar o Reino Unido na competição de músicas Eurovision, com a música Long live love, que batizaria o álbum lançado naquele ano. No disco está presente uma das músicas mais comumente associadas à artista: I honestly love you. A balada foi a primeira canção pop de Newton-John a se tornar a mais tocada nos Estados Unidos e rendeu duas indicações ao Grammy, de Gravação do ano e Melhor performance vocal feminina de pop.
A transformação de boazinha à descolada que a personagem Sandy passa no filme Grease também deixou marcas na carreira de Olivia. Após nove discos de pop e country água com açúcar, a década de 1970 se encerra, abrindo um novo capítulo. Physical, de 1981, foi o mais bem-sucedido lançamento de Olivia Newton-John, ganhando a certificação de platina duplo, correspondente a 160 mil cópias vendidas.
* Estagiária sob a supervisão
de Severino Francisco