A 16ª edição do Festival Visões Periféricas abriu inscrições com foco em filmes feitos nas periferias brasileiras. As produções podem ser cadastradas até 15 de setembro. O festival, que será presencial e on-line, será realizado entre 1 e 7 de fevereiro de 2023.
O Visões Periféricas é o primeiro festival no Brasil totalmente dedicado a dar visibilidade a filmes que representam as periferias. A seleção de filmes expõe a diversidade de olhares e vivências daqueles que vivem o cotidiano das áreas marginalizadas do país.
Ao longo de sua história, o festival recebeu mais de 40 mil inscrições de filmes e exibiu 1,9 mil obras a cerca de 30 mil espectadores.
Saiba Mais
O projeto é reconhecido por incentivar a difusão de obras audiovisuais por todo o território brasileiro e promover a formação e a inserção de jovens periféricos no circuito nacional de festivais de cinema.
- Atualmente, o festival tem 4 mostras competitivas em caráter permanente:
- Fronteiras Imaginárias: filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil.
- Cinema da Gema: filmes de até 30 minutos produzidos no estado do Rio de Janeiro.
- Panorâmica: filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens).
- Visorama: filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no ensino básico, médio e/ou projetos do terceiro setor.
O festival ainda conta com o Visões Lab, um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais voltado para a formação, articulação, inovação e expansão do mercado audiovisual brasileiro. As inscrições para o Visões Lab abrem na primeira quinzena de agosto de 2022.
Festival Visões Periféricas
Inscrições: Até o dia 15 de setembro
Informações e inscrições: https://imaginariodigital.org.br/visoes-perifericas/2023/regulamento