Conhecido por muitos talentos, entre eles, sua forma irreverente de entrevistar convidados no Programa do Jô, que foi ar por 15 temporadas, José Eugênio Soares marcava a trajetória de quem passava pelo seu quadro de entrevistas. Entre as muitas pessoas que se sentaram no “sofá do Jô”, está a professora de português, escritora libanesa e editora de Opinião do Correio Braziliense Dad Squarisi.
A participação de Dad Squarisi no talk-show ocorreu em maio de 2012, quando lançou o Manual de Redação e Estilo para Mídias Convergentes, pela Geração Editora. O apresentador começou o bate-papo perguntando a Dad se existe um estilo especial de escrita para as mídias convergentes. “Tem, a internet já tem um estilo especial. Na internet funciona como aquelas bonecas russas, dentro delas vão todas as mídias e é possível encontrar jornal, revista, rádio, tevê, blogs, sites, entre outros. Então, há uma convergência de mídia para a plataforma”, contou a escritora.
Ao longo da entrevista, Jô perguntou ainda sobre a experiência de criar um manual para uma mídia tão mutável e, durante a conversa, Dad explicou que depende do problema, mas que tudo é questão de adequação. “Vou dar um exemplo: o jornal que leio na internet tem uma linguagem culta. Quando vou participar de uma sala de bate-papo, é um código muito mais resumido, que dá a impressão de que os interlocutores estão conversando, de que não existe a barreira das telas entre eles. Se vou escrever para o Twitter, tenho que usar 140 caracteres; se vou escrever no meu blog, cada um tem o seu estilo no blog. Mas, de qualquer forma, a internet tem como característica o texto curto, que é algo fundamental e, depois, adapto a linguagem às diferentes mídias que estou utilizando", explicou.
Com bom-humor, Jô Soares aproveitou o momento para tirar dúvidas de português, saber em que as pessoas mais têm dificuldade, e brincou com a escritora perguntando se ela conseguia teclar com os 10 dedos da mão. O apresentador explicou que, no caso dele, era necessário ficar olhando para o teclado. Durante a entrevista, Dad falou ainda sobre seus mais de 17 anos de experiência redigindo discursos para senadores e sobre sua carreira como um todo.