Artistas brasilienses

Sunflower Jam: a banda mais colorida de Brasília conta sobre projeto 'À Deriva'

Em entrevista ao Correio Braziliense, a banda contou sobre a trajetória e projetos para o futuro. Confira!

Uma banda colorida e unida pela vontade de fazer arte, assim podemos definir a Sunflower Jam. Tudo começou com irmãos Hermes Reis e Taís Sagal, que movidos pelo sonho de transformarem o mundo através da arte, deixaram o Brasil muito jovens para estudar em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde formaram-se no renomado instituto de música “Musicians Institute”.

Após uma longa jornada de aventuras e desafios na Cidade dos Anjos, os irmãos retornaram ao Brasil, mas, ao chegarem de volta na terra natal, encontraram uma série de dificuldades para ingressar no cenário musical de Brasília, e foi aí que Hermes e Taís resolveram criar a própria realidade.

“Quando a gente pisou em Brasília, nos demos conta que a realidade aqui é muito complicada e complexa porque Brasília é setorizada, não só na questão estrutural da construção dela, as pessoas são muito fechadas, tudo é muito do tipo 'eu sou desse tipo de música então não vou me relacionar com pessoas que fazem outro tipo de música'. Tudo era muito segregado, e a gente teve muita dificuldade para entrar no mercado musical. A partir dessa dificuldade, o Hermes teve a ideia de criar o nosso próprio universo musical”, conta Taís Sagal sobre a criação da banda.

 

Divulgação: Live Sessions - Sunflower Jam

 

Diante das circunstâncias, no final de 2017 surgiu a Sunflower Jam. O projeto começou como um evento musical entre amigos e rapidamente tornou-se um movimento. Ao longo das apresentações, a dupla de irmãos convidava artistas para seus shows e live sessions, desta forma, a banda passou a ser vista como uma plataforma de encontro e difusão para músicos e cantores não só de Brasília, mas do mundo todo. O autêntico macacão amarelo, a mensagem e a qualidade musical das versões feitas pela banda logo chamaram a atenção do país e a colocaram em posição de destaque na cena independente.

O conceito foi sendo traçado à medida que caminhavam e com o tempo, Hermes e Taís sentiram que era hora de contar essa história de uma forma mais pessoal. As composições autorais foram ganhando mais espaço e a imagem dos irmãos foi se integrando à dos músicos. Em quase 5 anos de existência, a Sunflower Jam já lançou 2 álbuns, 3 EPs e diversos singles. Agora, a banda lança o álbum audiovisual À Deriva pelo selo Art Intel Music com A&R e Manager de Caco Grandino (NX Zero).

Confira entrevista com a banda

Á Deriva

Com o início da pandemia, Hermes e Taís se viram mais uma vez obrigados a traçar novas metas e transformar o desconsolo em oportunidade. Foi assim que o novo projeto, À Deriva, ganhou vida. A banda se juntou em uma casa barco, eles chamaram os amigos que conheceram pelo mundo e gravaram um álbum audiovisual com 9 faixas autorais no meio do Lago Paranoá. O projeto musical é fruto dos esforços e determinação dos artistas que, sem empresário e apoio de uma grande gravadora, colocaram a mão na massa e tiraram a ideia do papel.

“O À Deriva surgiu muito desse sentimento pandêmico. A gente queria fazer alguma coisa no meio disso tudo, não só pra gente, mas porque sabemos que a arte tem um papel curador e um papel fundamental não só no processo de autoconhecimento mas também no processo de saídas de situações difíceis que a gente como todo mundo estava enfrentando”, explica Taís. 

À Deriva foi gravado em 2021 e é composta, ao todo, por nove faixas, já disponíveis em todas as plataformas digitais. Para os próximos projetos, os irmãos têm grandes ambições. “Temos três singles para lançar ainda esse ano, sendo um deles muito especial que vai sair na Copa do Mundo”, pontua Hermes Reis. A banda tem ainda como desejo principal romper as fronteiras de Brasília e conquistar o reconhecimento no mercado fonográfico nacional.

Saiba Mais