A atriz de Guardiões da galáxia Zoë Saldaña, que também interpretou Nyota Uhura na última trilogia da franquia Star trek, homenageou a colega Nichelle Nichols pelo Instagram. No último sábado (30/7), Nichols faleceu, aos 89 anos, por causas naturais. Ela foi quem deu vida à Nyota Uhura na série original da franquia, estreada em 1966. Zoe foi a sucessora de Nichols na personagem e contou sobre o apoio que recebeu para interpretá-la.
“Conhecer Nichelle foi verdadeiramente um momento especial na minha vida. Sua energia era contagiosa toda vez que eu estava na presença dela. Ela me convenceu a acreditar que tudo era possível”, escreveu Zoe. “Eu sabia que tinha grandes sapatos para vestir quando fui escolhida para interpretar Uhura, e Nichelle fez com que eu me sentisse segura, me disse para interpretá-la com toda a confiança do mundo”, completou.
A atriz também falou sobre a importância da visibilidade negra: “Ela é um ícone, uma ativista e, mais importante, uma mulher incrível - que abriu uma trilha que mostrou para tantos como ver mulheres racializadas com uma luz diferente”. Nichols é muito creditada pela cena que marca um dos primeiros beijos interraciais da TV americana. O momento ocorreu entre a tenente Uhura e o Capitão Kirk (William Shatner).
Zoë também destacou a importância e o desejo em preservar a memória de Nichelle: “Minha esperança é que continuemos a manter sua memória viva, celebrando seu incrível corpo de trabalho e espalhando a mensagem de paz e igualdade entre todas as pessoas”. E finalizou: “Vai ser difícil esquecer o que ela disse e o que ela fez, e com certeza será impossível esquecer como ela nos fez sentir. Descanse no poder, Rainha Michelle.”