Independência ou morte

Canal History celebra 200 anos da Independência com programação especial

Para comemorar os 200 anos da independência do Brasil, o History programou conteúdos inéditos para o mês de setembro

Correio Braziliense
postado em 30/08/2022 14:35 / atualizado em 30/08/2022 14:35
 (crédito: Conteúdo de divulgação )
(crédito: Conteúdo de divulgação )

A partir de 1º de setembro, o History vai celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil com uma programação especial. Produções inéditas e especiais em diferentes formatos e plataformas que vão ser exibidas ao longo de todo o mês de setembro.

A série de quatro episódios B de Brasil, apresentada por Eduardo Bueno, que estreia no dia 7 de setembro, revela, a partir de outra perspectiva, todo o processo da Independência. Mescla de documentário com entrevistas e dramatização, revela alguns fatos pouco conhecidos sobre personagens e eventos da época. A série Dicionário da Independência, em formato curto, traz os temas mais relevantes relacionados à celebração e começa no dia 1 de setembro.

Já a série Insurgentes, que estreia dia 5 e é apresentada por Ricardo Carvalho, destaca a importância do Nordeste brasileiro no processo da independência. Nesse especial, são narradas as revoltas nordestinas, com foco nos verdadeiros insurgentes que foram fundamentais para esses movimentos.

O Inventores do Brasil, série de 13 episódios apresentada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com direção de Bruno Barreto, percorre as biografias de algumas das figuras mais influentes no processo de construção do Brasil, de Dom Pedro II a Tancredo Neves. E Aqui tem história, de oito episódios e apresentada e conduzida pelo historiador Thiago Gomide com apoio da jornalista Patrícia Ferraz, traz curiosidades reveladas por meio de pontos históricos e sua relação com a Independência, incluindo detalhes da culinária brasileira.

Além da programação disponível em diferentes formatos e plataformas, o History fechou uma parceria inédita com o novo Museu do Ipiranga que, na quarta-feira (7/9), reabre as portas depois de nove anos fechado. Para o Salão Nobre do edifício histórico, onde o History vai disponibilizar recursos visuais, com uma tela especial e interativa, que permitirá aos visitantes conhecer mais sobre a história dos quadros expostos e seus elementos. o History fará a cobertura da cerimônia em suas redes sociais, de forma a amplificar o evento em nível nacional.


Confira a programação

Dicionário da Independência: estreia 1/9, quinta-feira, 23h

Insurgentes: estreia 5/9, segunda-feira, 23h05

B de Brasil: estreia 7/9, quarta-feira, 23h05

Inventores do Brasil: estreia 8/9, quinta-feira, 23h05

Aqui tem história: estreia 5/9, segunda-feira, 21h10

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação