Oscar 2023

Conheça os filmes brasileiros pré-selecionados para indicação ao Oscar

Ao todo, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais escolheu seis longas que irão concorrer a uma vaga para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional.

Correio Braziliense
postado em 30/08/2022 14:15 / atualizado em 30/08/2022 14:15
Carvão, de Carolina Markowicz -  (crédito: Reprodução)
Carvão, de Carolina Markowicz - (crédito: Reprodução)

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou, nesta terça-feira (30/8), a lista dos seis filmes brasileiros pré-selecionados para concorrer à indicação ao Oscar 2023. Eles concorrem a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 95° edição da premiação. Confira a lista:

A mãe - Cristiano Burlan
A viagem de pedro - Laís Bodanzky
Carvão - Carolina Markowicz
Marte um - Gabriel Martins
Pacificado - Paxton Winters
Paloma - Marcelo Gomes

  • 'Paloma', de Marcelo Gomes Divulgação
  • 'Pacificado', de Paxton Winsters Divulgação
  • 'Marte Um', de Gabriel Martins Divulgação
  • 'Carvão', de Carolina Markowicz Divulgação
  • 'A Viagem de Pedro', de Laís Bodanzky Divulgação
  • A mãe, de Cristiano Burlan Divulgação

No dia 5 de setembro, será escolhido, entre as seis produções pré-selecionadas, o filme que irá representar o Brasil na disputa por uma vaga entre aqueles que serão, mais tarde, selecionados para concorrer ao Oscar. No total, 28 longa-metragens concorrem à vaga para a indicação, que terá a eleição realizada em dois turnos.

A comissão brasileira deste ano é composta por 19 membros. São eles: André Pellenz, Barbara Cariry (Presidente), Cavi Borges, David França Mendes, Eduardo Ades, Guilherme Fiúza Zenha, Jeferson De, João Daniel Tikhomiroff, João Federici, José Geraldo Couto, Juliana Sakae, Marcelo Serrado, Maria Ceiça de Paula, Patricia Pillar, Petra Costa, Renata Almeida, Talize Sayegh, Waldemar Dalenogare Neto, Zelito Viana.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação