Teatro

Festival Primeiro Olhar encerra programação com teatro chileno

Pensado para crianças de 0 a 5 anos, o festival Primeiro Olhar, encerra a oitava edição com o espetáculo 'Tum", da companhia chilena Teatro de Ocasión

Mariana Saraiva*
postado em 26/08/2022 16:36 / atualizado em 26/08/2022 16:37
 (crédito: Tony Oliveira/Agência Brasilia - 25/4/21)
(crédito: Tony Oliveira/Agência Brasilia - 25/4/21)

A oitava edição do Primeiro Olhar — Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância ocupa  o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) até domingo (28/8). A programação é formada por grupos de artes cênicas de referência da América Latina, da Europa e do Distrito Federal com espetáculos especialmente concebidos para bebês. 

Com direção artística e produção da atriz e diretora Clarice Cardell e viabilizado com aporte financeiro do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o Primeiro Olhar é uma ação consolidada no campo das criações cênicas voltadas para o público entre zero e seis anos — a primeira infância — e seus familiares.

Ao longo do período do festival, o Espaço Cultural Renato Russo recebeu, além de apresentações aos sábados e domingos, com ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia), a exposição Origami Family, produzida pelo Makoto Studio. A mostra ainda está disponível para visitação.

Para encerrar a programação, o Primeiro Olhar recebe a companhia chilena Teatro de Ocasión, com o espetáculo Tum, no sábado (27 /8) e no domingo (28/8), às 11h e às 16h.

Em paralelo às ações na 508 Sul, o festival Primeiro Olhar também leva o teatro para o público da primeira infância em hospitais, creches e casas de acolhimento, com uma programação formada por espetáculos criados por companhias de Brasília que vêm desenvolvendo pesquisa no campo das fontes originárias das artes humanas.

Programação da reta final do Primeiro Olhar

Espaço Cultural Renato Russo (508 sul)

Tum – Teatro de Ocasión (Chile)

27 e 28 de agosto, às 11h e 16h

Tum é uma viagem pelo ciclo da vida, o sentido de pertencimento, as perdas e o encontro. Objetos, narração, canto e movimento. Madeiras, plásticos e luzes cobram vida e se transformam em cena, continuando com a poética do artesanato em movimento que a companhia vem desenvolvendo em cada uma das suas criações.

Direção: Tita Iacobelle Delpiano. Interpretação e música ao vivo: Maria Fernanda Carrasco Blancaire, Álvaro Sáez Ramírez e César Espinoza Araya. Desenho integral: Belém Abarza Castillo. Desenho gráfico: Liza Retamal Salinas. Realização de vestuários: Lorena Álvarez Lorealva. Realização de objetos lumínicos: Omaira Araya Orrego. Som: Daniel Pieratini Serqueira

Exposição Origami Family – Makoto Studio

Finais de semana de 13 a 28 de agosto, das 11h às 18h. Acesso livre

Para fazer um alerta sobre as espécies de animais que podem deixar de existir no futuro, o artista Ricardo Makoto convida o público a se sensibilizar e se apaixonar pela fauna mundial na exposição Origami Family. Baseado na técnica secular japonesa da dobradura de papel, a exposição reúne origamis originais que possuem em comum a expressão familiar. Ricardo Makoto é formado em Publicidade pela UnB e hoje se dedica ao design de entretenimento para crianças junto com amigos em sua produtora de animação.

Hospital da Criança

O Concerto – Cia Celeiro das Antas (DF)

29 de agosto, às 10h

O espetáculo traz para a cena as aventuras da personagem Zambelê, que brincando com objetos cotidianos, descobre um novo universo de possibilidades, novos usos e uma variedade de sons. Sua grande descoberta é, quando percebe que ele pode fazer um concerto, até chegar em uma música criada coletivamente.

Roteiro, direção e atuação: Zé Regino. Técnico de luz e som: Pedro Gabriel. Figurino: Zé Regino e Luziária Oliveira. Cenário e adereços de cena: Zé Regino e Robson Carvalho. Mediação: Marcela Regina. Produção: Ana Paula Martins

*Estagiaria sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação