Cinema

Curta! apresenta filme sobre grandes mulheres do audiovisual brasileiro

Documentário 'O cinema das mulheres' se destaca por ter captado a última entrevista em vida da atriz Ruth de Souza. Filme será exibido nesta quarta (24/8), às 20h30

Correio Braziliense
postado em 22/08/2022 15:09 / atualizado em 22/08/2022 15:10
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O canal de televisão a cabo Curta! apresenta, na próxima quarta (24/8), às 20h30, o documentário O cinema das mulheres. Dirigido por Vanessa de Araújo Souza, o filme resgata a história de importantes brasileiras do audiovisual nacional. O destaque fica com a última entrevista em vida da atriz Ruth de Souza.

A obra também será disponibilizada on-line na plataforma Curta!on. O filme remonta à história do audiovisual brasileiro pelos olhos de grandes mulheres, de diferentes áreas, que se dedicaram à sétima arte. Alice Gonzaga, Helena Solberg, Tereza Trautman, Lucy Barreto e Carla Camurati são alguns dos grandes nomes presentes. Ruth de Souza, atriz carioca, ganha destaque graças à entrevista exclusiva dada ao projeto, que acabou por ser a última da atriz, que morreu em julho de 2019, aos 98 anos, em decorrência de uma pneumonia.

Ruth de Souza nasceu no Rio de Janeiro em 1921. Considerada uma das grandes damas da dramaturgia brasileira, destacou-se por ser uma das primeiras intérpretes negras a ganhar papéis notáveis em telenovelas. Na Rede Globo, foi a primeira protagonista negra, na novela Cabana do Pai Tomás, de 1969. O último trabalho televisivo de Ruth foi na minissérie Se eu fechar os olhos agora, lançada pela Rede Globo em 2018.

Trailer de O cinema das mulheres

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação