Especializada em capacitar profissionais interessados em trabalhar com a folia, a Escola de Carnaval lança o segundo e quarto módulo de cursos em formato presencial e on-line. Escolas de samba, blocos carnavalescos, produtores e público em geral são o público-alvo de cursos de desenho artístico de fantasias e figurinos; maquiagem de carnaval; análise estrutural das alegorias e adereços; e cenografia carnavalesca nesta segunda etapa, que começou no início de agosto.
As aulas são ministradas por professores com a vivência da festa carioca e o segundo módulo já tem algumas disciplinas em andamento, como Maquiagem de carnaval, do professor Ubiratan Silva, ex-Beija Flor, que se encerra na quinta-feira (18/8).
Também são esperadas para este resto de agosto e durante o mês de setembro as aulas de Descentralização - Mestre sala e porta-bandeira, até dia 15 de setembro no Gama, Paranoá e Cruzeiro; Comissão de frente, entre 22 e 26 de agosto, no Eixo Cultural Ibero Americano, com Fábio Batista e Dhu Costa, da escola de samba Grande Rio e Alas coreografadas, de 29 de agosto a 2 de setembro, também na antiga Funarte e com os mesmos professores.
“A Escola de Carnaval é o projeto mais importante para a retomada do carnaval tradicional nos desfiles das escolas de samba para 2023, na necessidade de reorganizar e rearticular toda a cadeia produtiva ligada ao carnaval das escolas de samba”, afirma Sol Montes, subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em comunicado à imprensa.
Outras cinco palestras estão previstas: Harmonia, Composição técnica dos jurados, O que é um diretor de carnaval?, O que faz um diretor de barracão? e Carro de som. “A ideia é aprimorar cada vez mais os conhecimentos históricos, críticos, teóricos e práticos relativos às artes do carnaval e suas manifestações culturais, além de renovar o setor, abraçando novas pessoas interessadas”, explica Danielle Costa, coordenadora de produção.
A inscrição e programação completa, que se estende até 15 de setembro, pode ser encontrada no site da Escola de Carnaval. “Projetos como este vão além do caráter econômico, é nas atividades artísticas e culturais que os brasilienses se destacam. Vejo a cada dia que passa mais pessoas interessadas em movimentar a cidade. Queremos que mais pessoas se profissionalizem e reforcem esses conhecimentos em quem já trabalham na cidade, para assim explorar a criatividade e colocar novos projetos em ação”, finaliza Costa.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.