Teatro

A cena da loucura

Mariana Saraiva*
postado em 04/08/2022 00:01
 (crédito: Diego Bresani)
(crédito: Diego Bresani)

A Cia Os Buriti  apresenta, no Teatro do CCBB Brasília, o espetáculo À beira do sol, até 7 de agosto. A montagem aborda o tema da loucura de um ponto de vista poético, voltado para todas as idades, com diferentes e possíveis percepções. A atriz Naira Carneiro encena de forma solo a peça e assina a direção com o dramaturgo Eduardo Rios.

O enredo conta a história de Arian, uma personagem que vive em dois mundos, o real e o da loucura, transitando entre delírios e momentos de lucidez absoluta. No decorrer da cena, Arian recebe um chamado que dá um novo sentido a sua vida, mas a leva a viver sentimentos de medo e solidão. Com uma vontade de estar sempre acordada, ela se questiona o que é real ou devaneio.

O público poderá refletir sobre a vida e a profundidade do inconsciente. "A proposta é aguçar o imaginário e tocar o público de forma poética. Os textos, o cenário, a música e a luz transportam os espectadores para vários lugares", afirma Naira Carneiro.

No palco, um pano é o artefato principal do cenário. O tecido vai sendo puxado por cordas, e cria várias formas, desde a jangada imaginária, a lua e o cobertor que cobre Arian durante o sono. A montagem usou os relatos da psiquiatra Nise da Silveira, doutora pioneira na humanização do tratamento psiquiátrico no Brasil, para compor o texto da encenação. "Queríamos falar sobre a loucura, mas sem saber como, tudo começou a partir de muitas conversas e pesquisas, e assim o espetáculo foi criado", conta Naira.

Estágiária sob a supervisão
de Severino Francisco.

À Beira do Sol

De hoje a domingo, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com sessões às 20h, nos dias 4 e 5, e às 17h, nos dias 6 e 7/08. Os ingressos podem ser comprados no site ou app do Eventim ou na bilheteria do CCBB Brasília e custam R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira). A classificação indicativa é livre.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação