Associando gerações de fãs, inspiração longeva e a vivência em galáxias à morte da mãe (a atriz Nichelle Nichols), o filho da estrela, Kyle, usou o Facebook para comunicar a morte de uma das mais queridas intérpretes da personagem da versão original de Star Trek. A morte dela foi neste domingo (31/7), aos 89 anos. "Lamento informar que uma adorável luz no firmamento não brilha mais para nós, como brilhou por tantos anos", descreveu Kyle.
Além de citar a frase eternamente identificada pelos tripulantes da famosa Enterprise — "Vida longa e próspera" —, à fatalidade, Kyle relatou que a morte se deu por causas naturais. E acrescentou: "Foi uma vida bem vivida e que serve de modelo para todos". A família não deu detalhes sobre o sepultamento, e pediu privacidade, adiantando que a cerimônia será restrita a familiares e amigos muito próximos.
Por décadas, Nichelle Nichols viveu a personagem tenente Nyota Uhura, fundamental para as aventuras estelares de personagens como Capitão Kirk (William Shatner), Doutor Spock (Leonard Nimoy) e Sulu (George Takei). Por três temporadas, entre os anos de 1966 e 1969, Nichelle foi identificada pela personagem que ainda repetiu ainda em seis longas-metragens realizados entre 1979 e 1991.
Em 2015, um derrame atingiu a saúde da estrela que teve que conviver com esclerose. Para além de essencial nas manobras da Enterprise, a atriz marcou época, ao lado de William Shatner, pela quebra de barreiras na televisão norte-americana, ao protagonizar o primeiro beijo inter-racial de uma série televisiva, isso antes dos libertário anos de 1970.