A mostra Cine Bike de cinema disponibilizará, entre os dias 29 e 31 de julho, filmes para serem assistidos de forma on-line. Obras exibidas no evento estarão disponíveis. Cada um dos três filmes ficará no ar pelo período de 24h. A exibição é gratuita pelo site oficial do evento.
O cinema torna-se plataforma de discussão da mobilidade urbana no evento Cine Bike. Situada no CCBB desde o dia 19 de julho, a mostra convida espectadores a refletirem sobre o paradigma do transporte nas grandes cidades e a alavancada da bicicleta como veículo principal.
Nesta sexta-feira (29/7), o documentário português A alma de um ciclista está disponível para o público. Dirigido por Nuno Tavares, o filme acompanha a saga de um grupo de ciclistas apaixonados por bicicletas clássicas. Aqui, as bicicletas se apresentam como um transporte para um estilo de vida diferente, mais calmo e ligado à natureza.
A batalha das bicicletas contra a indústria automobilística é o tema de Bikes vs carros, disponível no sábado (30/7). O sueco Fredrik Gertten apresenta a ameaça dos automóveis ao meio-ambiente e à vida de ciclistas. O crescimento desenfreado da produção de carros também é alvo de críticas por parte do diretor.
O porta-voz, obra derradeira, chega ao site no domingo (31/7). Trata-se de um curta-metragem que conta a história de James, um australiano que coleciona modelos de bicicletas de diversas épocas para que as gerações futuras possam presenciar a evolução do veículo. Dean Saffron assina a direção.
Ainda no domingo (31/7), mais duas obras estarão disponíveis. Explorando as ruas de Estocolmo apresenta a iniciativa Sueca de zerar os acidentes de moto, enquanto Todos os corpos nas bikes segue as jovens Kornhauser e Blonsky em uma viagem de 65 milhas, com duração de dois dias, pela Oregon Coast Range, nos Estados Unidos.