A escritora e acadêmica norte-americana Saidiya Hartman foi a primeira participante a ser confirmada na 20[ edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre entre os dias 23 a 27 de novembro na cidade de Paraty. A autora se destaca pelas distinções acadêmicas e bolsas de pesquisa, como a MacArthur “Genius Grant”, Guggenheim e Fulbright.
Saidiya Hartman tem três obras traduzidas para o português: Perder a mãe (Bazar do Tempo), Vidas rebeldes, belos experimentos(Fosforo) e o o ensaio O fim da supremacia branca (Fosforo), que faz parte da edição comemorativa de O cometa (Fosforo), do sociólogo norte-americano W.E.B. Du Bois. Em seus livros, ela investiga as vozes ocultas da escravidão e aponta novos caminhos para a historiografia da diáspora africana.
Em sua 20ª edição, a Flip tem uma curadoria coletiva formada pela jornalista Fernanda Bastos, pela professora da Universidade Federal da Bahia, Milena Britto, e por Pedro Meira Monteiro, professor brasileiro na Universidade de Princeton.