Televisão

é hora de

Com destaque para Succession, Ted Lasso e The white lotus o Emmy Awards anuncia os indicados para a 74ª edição

A premiação mais importante da televisão norte-americana deu a largada para a disputa de 2022. Na última terça-feira o Emmy anunciou a lista completa de indicados para 74ª edição do evento, que premia o melhor da tevê e streaming nos Estados Unidos. A entrega dos prêmios está marcada para o dia 12 de setembro e terá transmissão no Brasil pelo canal a cabo TNT.

Uma produção se destacou e assumiu a liderança isolada das indicações da atual edição do prêmio, Succession. A série disputa 25 categorias ao todo, incluindo Melhor série de drama, a principal da noite. Em comédia, Ted Lasso é a mais nomeada, a série teve o nome 20 vezes repetido na lista, incluindo Melhor série de comédia. Outra produção que também teve 20 indicações foi The white lotus, a minissérie mais indicada.

Sucesso absoluto do final de 2021, a terceira temporada de Succession é franca favorita em praticamente todas as categorias de drama. O seriado acompanha a disputa de poder da família bilionária Roy, em que pai e filhos brigam para saber quem assumirá o controle do quinto maior conglomerado de comunicação do mundo. Além do prêmio principal, Brian Cox e Jeremy Strong concorrem a Melhor ator em drama e outros 12 artistas disputam somando as categorias de coadjuvantes e convidados. Destaque para Kieram Culkin e Matthew Macfadyen, favoritos em ator coadjuvante, e Sarah Snook, forte concorrente em atriz coadjuvante.

Em drama, algumas produções correm por fora com força e podem tirar a hegemonia de Succession, vencedora todo ano que disputou. É o caso de Ruptura, uma das principais surpresas do streaming na Apple TV ; Stranger Things, que apresentou forte temporada após três anos de hiato; Better Call Saul e Ozark, que disputam pela última vez já que encerraram as próprias narrativas.

Nas categorias de comédia tudo está mais aberto. Apesar de Ted Lasso, série que segue um técnico de futebol americano se aventurando na Premier League, principal liga de futebol da Europa, largar na frente, há fortes concorrentes no páreo. Hacks, que já levou o Globo de Ouro em 2022, e Marvelous Mrs. Maisel, uma das mais premiadas séries de comédia da atualidade, são duas candidatas interessantes. Only murders in the building e Barry correm por fora.

Crescendo em popularidade, as minisséries, assim como em drama, têm uma produção com absoluto favoritismo. The white lotus também exibe domínio impressionante nas categorias de coadjuvante. Devido a uma escolha de inscrever todos os atores como concorrentes em papéis secundários, o seriado tem impressionantes oito indicações somando as categorias de ator e atriz coadjuvante. Sobressaem-se Murray Bartlett, favorito entre os homens, e Sydney Sweeney, que corre por fora entre as mulheres, mas está indicada duas vezes neste Emmy, pois também foi lembrada pelo papel de Cassie em Euphoria.

A lista, no fim das contas, não ficou muito distante do que os fãs de séries esperavam. Porém, como toda premiação, tem as surpresas e os injustiçados. A surpresa fica por conta de Euphoria disputar a categoria principal de drama. Apesar de muito popular, a segunda temporada dividiu opiniões e parecia caminhar pelo mesmo caminho da primeira, que só concorreu a categorias de atuação. A série, contudo, conquistou os votantes e vai disputar forte, com 16 indicações. Uma surpresa negativa é a quantidade de nomeações para série Pam & Tommy, 10. A produção disputa o prêmio principal de minissérie e os dois protagonistas concorrem a Melhor ator e Melhor atriz. Entretanto, foi muito criticada, desde a qualidade até a forma como contam a história real da sex tape da atriz Pamela Anderson e do rockeiro Tommy Lee.

Entre os injustiçados, a principal talvez seja atriz Jessica Chastain. Vencedora do Oscar de 2022 por Os olhos de Tammy Faye, ela fez um trabalho excepcional em Cenas de um casamento, mas não foi lembrada. Stranger Things sem nenhuma indicação para prêmios de atuação e Atlanta fora da categoria Melhor série de comédia também são pontos negativos.

A briga também é grande entre as produtoras. Mais uma vez HBO e Netflix estão no topo, com a maioria das séries mais indicadas. HBO emplacou Succession, The white lotus, Euphoria, Barry e Hacks. A Netflix fica um pouco para trás e tem Stranger Things, Ozark e Inventing Anna concorrendo a muitas e importantes categorias. Contudo, vale lembrar que o streaming vermelho fez história ao conseguir colocar uma série que não é falada em inglês entre as mais indicadas do ano. Round 6 disputa 14 categorias, incluindo Melhor série de drama, feito inédito para uma produção sul coreana. A Amazon Prime Video, por sua vez vem mais fraca em 2022, com Marvelous mrs. Maisel, com 12 indicações, e sem The boys, que foi lançada após o período de elegibilidade do prêmio, encerrado em 31 de maio deste ano.

Enquanto uns streaming descem outros sobem. A Apple TV e a Hulu, no Brasil transmitida pela Star , cresceram muito na 74ª edição. A primeira trouxe os fortes Ted Lasso e Ruptura, que somam 34 indicações. A segunda vem com Only murders in the building, Dopesick, the dropout e Pam & Tommy, que somam 47 indicações. Quem não seguiu o bom fluxo de anos passados foi a, também nova, Disney . A plataforma conseguiu 24 indicações com o principal produtos que apostam, séries de super-heróis e Star wars, mas não figurou em nenhuma das principais categorias.

Colaborou
Pedro Almeida*

Apple TV+/Divulgação - Ted Lasso larga na frente na categoria comédia
HBO/Divulgação - Succession
Fotos: HBO/Divulgação; Star /Divulgação; HBO/Divulgação; Apple TV /Divulgação e HBO Max/Divulgação - Euphoria: a surpresa dos indicados
HBO Max/Divulgação - The White Lotus: oito indicações de atriz e ator coadjuvante

Principais categorias

Minissérie

Dopesick
The dropout
Inventando Anna
Pam & Tommy
The white Lotus

Série de drama

Better call Saul
Euphoria
Ozark
Ruptura
Squid Game
Stranger things
Succession
Jaqueta amarela

Série de comédia

Abbott Elementary
Barry
Curb your enthusiasm
Hacks
The Marvelous Mrs Maisel
Only Murders in the bulding
Ted Lasso
What we do in the shadows

Ator em série de drama

Jason Bateman - Ozark
Brian Cox - Succession
Lee Jung-Jae - Round 6
Bob Odenkirk - Better call Saul
Adam Scott - Ruptura
Jeremy Strong - Succession

Atriz em série de drama

Jodie Comer - Killing Eve
Laura Linney - Ozark
Melanie Lynskey - Jaqueta amarela
Sandra Oh - Killing Eve
Reese Witherspoon - Morning show
Zendaya - Euphoria


Ator em minissérie ou filme para TV

Colin Firth - A escada
Andrew Garfield - Em nome do céu
Oscar Isaac - Cenas de um casamento
Michael Keaton - Dopesick
Himesh Patel - Estação onze
Sebastian Stan - Pam & Tommy

Atriz em minissérie ou filme para TV

Toni Collette - Ninguém pode saber
Julia Garner - Inventando Anna
Lily James - Pam & Tommy
Sarah Paulson - American crime story: impeachment
Margaret Qualley - Criada
Amanda Seyfried - The dropout


Ator em série de comédia

Donald Glover - Atlanta
Bill Hader - Barry
Nicholas Hoult
Steve Martin - Only murders in the building
Martin Short - Only murders in the building
Jason Sudeikis - Ted Lasso

Atriz em série de comédia

Rachel Brosnahan - The marvelous mrs. Maisel
Quinta Brunson - Abbott elementary
Kaley Cuoco - The flight attendant
Elle Fanning - The great
Issa Rae - insecure
Jean Smart - Hacks