Pagode

Apostando no pagode, grupo Doze por Oito escala o cenário do gênero no DF

Prestes a lançar o primeiro projeto audiovisual, grupo conta detalhes da representação do gênero na capital e os planos para o futuro musical

Débora Oliveira
postado em 28/07/2022 22:14 / atualizado em 28/07/2022 22:21
Formada por Eric Vianna (cavaquinista), Hugo Mondadori (vocalista), Thiago Miranda (percussionista, toca surdo) e Gustavo Choairy (percussionista, toca repique de mão), a banda busca trazer a
Formada por Eric Vianna (cavaquinista), Hugo Mondadori (vocalista), Thiago Miranda (percussionista, toca surdo) e Gustavo Choairy (percussionista, toca repique de mão), a banda busca trazer a "pressão ideal" do pagode - (crédito: Flavio Pinheiro)

Muito além da capital do rock, Brasília é celeiro de grandes talentos e recentemente, tem ganhado destaque no pagode. Bandas como Di Propósito e Menos é Mais trouxeram de volta o olhar para a cena musical brasiliense. O mais novo exemplo do gênero, a banda Doze Por Oito tem se destacado no cenário musical da capital.

Tudo começou em 2020, quando dois amigos de infância, que sempre tiveram a música como uma paixão, decidiram fazer com que o sentimento se tornasse algo a mais. “O desejo de formação do grupo veio de uma experiência antiga que tive, eu e o Thiago de uma (outra) banda que nasceu amadora, ficou por um tempo no mercado e eventualmente acabou. A gente ficou com essa vontade de ter um trabalho mais sólido com objetivos, e ai surgiu a banda, convidei o Hugo que é um amigo de infância que canta muito (bem) e começamos o projetos”, conta Eric Vianna.

Doze Por Oito
Doze Por Oito (foto: Flavio Pinheiro)

Formada por Eric Vianna (cavaquinista), Hugo Mondadori (vocalista), Thiago Miranda (percussionista, toca surdo) e Gustavo Choairy (percussionista, toca repique de mão), a banda busca trazer a “pressão ideal” do pagode. E foi com essa personalidade que o grupo cativou o público ao tocar em casas como o Deboche Bar — onde na primeira apresentação contaram com a presença de cerca de 100 pessoas e agora conseguem somar mais de mil pessoas.

O grupo escolheu o bar para ser palco do primeiro projeto audiovisual da banda. “A ideia de gravar surgiu ao sentirmos que estávamos fazendo e vivendo algo surreal nos nossos pagodes de domingo no Deboche Bar. Cada domingo era melhor que o outro e não queríamos deixar a oportunidade de registrar o que fazíamos ali para que mais pessoas pudessem ver, de Brasília e também do resto do Brasil e (do) mundo. Era um pagode de graça, totalmente democrático e chegamos a reunir mais de mil pessoas lá algumas vezes”, conta Gustavo Choairy.

Projeto audiovisual na pressão ideal!

Doze Por Oito
Doze Por Oito (foto: Flavio Pinheiro)

Aproveitando o sucesso das apresentações, o grupo teve a ideia de gravar um projeto audiovisual que tem como intuito deixar esse momento registrado. “Fechamos a data e não tivemos mais do que um mês de preparação. E nesse tempo, esforço máximo para que tudo ocorresse bem. Reuniões incontáveis, noites mal dormidas, trabalho que não parava, pois corríamos contra o tempo pra deixar tudo pronto até o dia. Graças a Deus tivemos uma equipe muito boa nos auxiliando e no fim deu tudo certo”, explica Choairy

O audiovisual foi dirigido por Thiago Viegas, músico brasiliense responsável por produziu os projetos Churrasquinho 1, Churrasquinho 2 e Plano Piloto, do grupo Menos é Mais e também do o DVD Degrauzinho por Degrauzinho e o Encontro de gerações, do grupo Akatu. Por ser o primeiro projeto da banda, os músicos optaram por regravar canções buscando mesclar pagodes contemporâneos, mais antigos, alguns bem conhecidos e outros nem tanto — além de músicas de outros estilos adaptadas ao pagode.

Sobre as expectativas para o projeto (que será lançado no dia 05 de agosto às 12h no canal oficial do grupo no Youtube), o quarteto conta que a ideia é mostrar o pagode do Doze Por Oito para o maior número possível de pessoas. “No dia em que gravamos muita gente não conseguiu ir, tivemos de reduzir a capacidade do local por causa da gravação. E o lançamento do projeto é uma forma de essas pessoas que queriam ir e não foram, participarem e viverem aquilo de alguma forma. E é claro que esse tipo de material possibilita um alcance nacional e mundial para os pagodeiros que procuram novos trabalhos nas plataformas de streaming. A ideia é 'caber todo mundo' e dar um gostinho do nosso pagode pra todo pagodeiro”, comenta o percussionista.

De volta às raízes com o Pagode dos Prazeres

Após marcar os domingos de Brasília com muito pagode no Deboche Bar, o evento Pagode dos Prazeres — PdP para os íntimos — volta no dia 07 de agosto agora no estacionamento 04 do Parque da Cidade.

"Isso não é um evento de pagode, é um pagode, o furdúncio que acontece a céu aberto e remete às raízes da boemia, mas adaptada ao jovem adulto, democrático com temas e posturas atuais e relevantes abordados na 'mesa'”, conta Gabriel Corbal, sócio do Deboche, sobre o evento.

Em 10 edições, os pagodeiros bateram ponto no domingão do PdP, que era caracterizado pela cerveja gelada, camisa de time, cropped, shortinho, chinelo e claro, muito pagode. Em uma das edições, chegou a reunir aproximadamente 2 mil pessoas.

“A expectativa é a melhor possível, já que o evento ocorrerá dois dias após o nosso lançamento. Vai ser uma forma de comemorar esse lançamento com as pessoas que possibilitaram chegarmos aonde chegamos, e conseguir gravar o nosso tão suado audiovisual. Além disso, mais pessoas que não puderam participar da nossa gravação, agora poderão ir pelo espaço maior que preparamos para que possa caber mais gente e essa gente consiga curtir esse dia tão especial conosco”, conta Gustavo sobre as expectativas para o evento.

No evento — além de curtir muito pagode com show do Doze Por Oito —, o público brasiliense poderá aproveitar a discotecagem do DJ Mike, e também do DJ Futuro. “Nosso sambinha acontece sob o céu, onde as pessoas passam todos os dias, mas não esperam que ali pode acontecer uma bagunça pagodiana. É isso que vamos fazer, uma releitura de Brasília sob o olhar do pagode de rua”, completa Corbal. A festa — que vai das 15h às 0h30 — está com ingressos à venda a partir de R$ 45

A banda já traça os próximos passos da carreira. A médio e longo prazo o objetivo é ter mais músicas autorais e gravar novos projetos. “O nosso sonho é levar alegria e alto astral para o maior número de pessoas e estar onde os grandes artistas estiveram e estão. Chegar em grandes festivais, ter músicas estouradas. Tudo isso é nosso sonho, mas trabalhamos de degrau em degrau para um dia chegar lá. Após o lançamento, planejamos gravar o nosso primeiro single autoral, para mostrar mais ainda a nossa identidade”, planeja Gustavo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Doze Por Oito
    Doze Por Oito Foto: Flavio Pinheiro
  • Grupo vem conquistando mais e mais fás pela cidade
    Grupo vem conquistando mais e mais fás pela cidade Foto: Flavio Pinheiro
  • Doze Por Oito
    Doze Por Oito Foto: Flavio Pinheiro
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação