Podcast

Rock in Rio e TIM lançam podcast SHE ROCKS para empoderamento feminino

O projeto foi realizado para dar voz às mulheres no universo da música, potencializando a presença feminina no setor; os episódios serão lançados sempre às terças-feiras

Correio Braziliense
postado em 20/07/2022 11:39 / atualizado em 20/07/2022 11:39
 (crédito: Twitter/Divulgação)
(crédito: Twitter/Divulgação)

Na segunda-feira (18/7), a organização do festival Rock in Rio compartilhou novidades sobre uma nova parceria. O festival se juntou à operadora TIM para lançar o podcast SHE ROCKS, com o objetivo de dar maior espaço para as mulheres no setor musical. Os episódios chegam semanalmente e de forma gratuita no Spotify e no Deezer, sempre às terças-feiras.

Segundo dados da União Brasileira de Compositores de 2021 sobre a representatividade feminina na indústria da música, as mulheres receberam apenas 9% do total distribuído em direitos autorais no país. Soma-se a isso uma análise conduzida pelo Music Technology Group (MTG) da Universidade de Utrecht, que revelou que uma parcela altíssima do consumo de música mundial é voltada a canções compostas e interpretadas por homens. Esse fato não se dá em razão de uma oferta escassa de produções por mulheres, e sim porque o algoritmo está “viciado”.

São dados que incomodam e evidenciam a alta necessidade de uma contínua luta por transformação no setor. É a partir dessa missão que o Rock in Rio e a TIM co-criaram o SHE ROCKS. Cada episódio semanal trará conversas entre mulheres da cena musical, como artistas, compositoras e profissionais técnicas, focados em uma temática diferente, porém relacionados ao tema central. Em compromisso com a ampliação da presença da voz feminina na música, para que possam atingir o máximo potencial e a equidade de gênero, o podcast promove debates empoderados e estimula a recomendação de canções compostas, produzidas e interpretadas por mulheres nas plataformas musicais.

O podcast é comandado por Gaía Passareli e Renata Simões e conta com a co-criação e produção do A-LAB Content Lovers. As apresentadoras receberão convidadas para tratar de assuntos de carreira, preconceitos, desafios, conquistas, fãs e performances. O SHE ROCKS já começou com o pé direito em seu primeiro episódio, lançado na segunda-feira (18/7), em que trouxe a empresária e produtora de eventos Roberta Medina e a cantora Luisa Sonza.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação