Exposição de fotografia

O Centro Cultural TCU recebe exposição fotográfica de Mila Petrillo

A artista realiza a mostra no período de 2 de agosto a 15 de outubro, com 154 fotografias voltadas para projetos de arte-educação com crianças e adolescentes

Correio Braziliense
postado em 19/07/2022 11:27 / atualizado em 19/07/2022 11:27
 (crédito: Mila Petrillo/Divulgação)
(crédito: Mila Petrillo/Divulgação)

A mostra Arte de Transformação, de autoria da artista e fotógrafa Mila Petrillo, chega ao Centro Cultural do Tribunal de Contas da União, na galeria Marcantonio Vilaça. Com inauguração marcada para 2 de agosto, às 19h, o período de visitação se estende até 15 de outubro. A entrada é gratuita.

O trabalho contido nas fotos foi registrado ao longo de 20 anos e tem a proposta de trazer visibilidade para projetos de arte-educação, voltados especificamente para crianças e adolescentes. Os 30 anos de experiência profissional em projetos sociais de Mila Petrillo, em meio aos 44 de carreira, rendeu à artista uma exposição belíssima e compromissada com o serviço em prol do ser humano no Brasil.

Arte de Transformação reúne 154 fotografias, entre impressões em fine art, plotagens e em tecido, que registram crianças e adolescentes realizando oficinas de artes plásticas, dança, teatro e música. O livro homônimo de Petrillo, lançado em 2007 e organizado pelo artista e curador Bené Fonteles, foi a inspiração para o surgimento da mostra no Centro Cultural TCU. A obra contém algumas das fotos selecionadas para compor a exposição, que foram somadas a outras registradas em anos posteriores.

"Essa exposição é o registro fotográfico de iniciativas socioculturais, onde a arte é a espinha dorsal de uma profunda transformação social. Ela não é coadjuvante no processo educativo. Ela própria — a arte — educa”, explica Petrillo. A fotógrafa destaca os esforços dos realizadores por trás dos projetos: “São trabalhos impactantes, belos, amorosos, fortes, realizados por pessoas com enorme capacidade de doação, invenção, criação e, principalmente, amor." O projeto tem a curadoria de Bené Fonteles e produção do Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB).

Por meio do olhar sensível da artista, o potencial transformador da arte e perpetuador do processo histórico e cultural brasileiro ganha evidência. Mila Petrillo explora a fotografia desde 1978, já tendo transitado por outras áreas, como cinema, dança, teatro, publicidade e fotojornalismo. Ela realizou cerca de 32 exposições individuais, cujos trabalhos receberam os prêmios Ayrton Senna de Jornalismo, Amazonas de Jornalismo Cultural e Meia Sola e reconhecimento da Comenda Carlos Gomes de Mérito Cultural DF. Em afinidade com a grande imprensa, ao longo dos anos, Petrillo fotografou para veículos como Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Folha de São Paulo, Veja, Istoé, Marie Claire, Vogue, Elle, Globo Rural, Revista Educação e Revista Nova Escola.

SERVIÇO
Arte de Transformação — por Mila Petrillo
Inauguração da mostra ocorre em 2 de agosto, às 19h, na Galeria Marcantonio Vilaça, no Centro Cultural do Tribunal de Contas da União (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3, Brasília – DF). Visitação até 15 de outubro, de segunda à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação