De Brasília para o Mundo

Flavio Verne: conheça o coreógrafo brasiliense que virou o queridinho do pop nacional

Aos 28 anos de idade, o profissional de dança atende artistas como Pabllo Vittar, Luísa Sonza e Duda Beat, assinando coreografias de sucesso e direção criativa de shows

Débora Oliveira
postado em 20/07/2022 17:31
Flavio tem 28 anos e já criou coreografias para Pabllo Vittar, Luísa Sonza, Pocah, Duda Beat e mais -  (crédito: ErnnaCost | Retoucher: Victor Wagner)
Flavio tem 28 anos e já criou coreografias para Pabllo Vittar, Luísa Sonza, Pocah, Duda Beat e mais - (crédito: ErnnaCost | Retoucher: Victor Wagner)

Após o aumento significativo do uso do TikTok na pandemia, a indústria da música percebeu que a plataforma tem o poder de catapultar artistas e músicas para o topo das paradas de sucesso. E um dos principais modos de fazer isso é emplacando coreografias que cumpram a missão de saltar das telas dos celulares para o mundo real.

No ano passado, a coreografia da música Anaconda, de Luísa Sonza, por exemplo, foi responsável por tornar a música um hit viral. Prova disso é que, apenas no Youtube, um vídeo com a coreografia da faixa acumula mais de 19 milhões de visualizações. 

Pouco mais de um ano antes, foi a música Parabéns, da drag Pabllo Vittar, que virou um dos hits do carnaval a partir de uma coreografia viral — que conta com um vídeo com 33 milhões de visualizações apenas com os passos de dança. 

E as duas músicas, assim como vários outros hits pop recentes, tem um mesmo nome por trás. Um artista brasiliense que tornou-se referência não apenas em fazer danças para internet, mas também em criar shows com produções de tirar o folêgo. 

A mente criativa por trás das coreografias virais é o dançarino e diretor criativo Flavio Verne, que com apenas 28 anos tornou-se o queridinho das divas pop brasileiras. 

Flavio Verne conversou com o Correio durante a passagem da turnê I Am Pabllo, da drag queen Pabllo Vittar, por Brasília. Antes disso, o brasiliense esteve na Europa, com shows em alguns dos maiores festivais do mundo, como o Primavera Sound de Portugal e da Espanha.

“Está uma loucura muito boa de trabalho, estamos preparando show do Rock In Rio da Luísa e estou coreografando o show da Duda também para o Rock In Rio. Acabei de voltar da turnê nos Estados Unidos e Europa com a Pabllo e tudo isso acontece ao mesmo tempo, é uma loucura gerenciar as agendas para atender todas, mas está sendo um momento muito bom de trabalhos graças a Deus”, conta o coreógrafo.

Confira o vídeo com a entrevista completa no final da matéria. 

De Brasília para o Mundo

Flavio Verne ingressou no mundo da dança aos onze anos, participando de companhias e grupos de dança no Distrito Federal. Quando chegou o momento de escolher uma profissão, foi aconselhada pela mãe, que sempre viu sua dedicação, a seguir no caminho da dança.

Verne deu um novo rumo na carreira ao deixar Brasília, em 2015, e partir para São Paulo, aos 21 anos. Na megalópole, começou a dar aulas em escolas e estúdios de dança e logo foi conquistando seu público. No momento de ascensão do pop nacional, o artista parecia ter seu destino traçado e deparou-se com artistas de peso como Pabllo Vittar e Luísa Sonza. Atualmente, além de Pabllo e Luísa, Duda Beat e Cleo Pires também fazem parte do seu portfólio de direção criativa.

Quem entrar no perfil do dançarino no Instagram (@flavioverne) encontrará um link para a votação do MTV Miaw de 2022, onde a coreografia que ele criou para Sentadona, da Luísa Sonza, concorre na categoria "Coreô Envolvente". E ele é o atual ganhador da categoria, vencida em 2021 por Bandida (Pabllo Vittar e Pocah). “É um sentimento muito gostoso ser reconhecido por um trabalho onde houve muito suor”, conta Flavio sobre a premiação. O momento atual é de muito trabalho para Verne, que com projetos simultâneos saindo do papel, não esconde a felicidade em relação aos frutos que tem colhido.

Para manter a identidade, o profissional guia-se de acordo com as influências de cada artista. "Para cada trabalho é necessário unir o que inspira o artista com a mensagem que ele deseja passar por meio de seus videoclipes. Hoje conto com o apoio de uma equipe de assistentes e, juntos, criamos os movimentos que se encaixam no que o pop star deseja expressar", pontua.

Novos desafios

Os primeiros passos de Verne foram na dança, mas agora ele enfrenta novos desafios, como assumir a direção de videoclipes. Ele conta que a ideia veio de Leocadio Rezende, empresário de Pabllo Vittar. No começo, Flávio disse ter sentido medo, mas topou por já ter vivência em sets de filmagens. "Encarei o desafio e abracei a chance de acrescentar a experiência à minha carreira profissional. Ser convidado por nomes de peso da indústria [fonográfica] indica que eu estava indo pelo caminho certo, o que me deixou feliz, mas não menos nervoso", confessou.

Entre outros projetos, Verne também atua como influenciador digital e se desdobra para separar a estrada pessoal do show business. São 176 mil seguidores no Instagram e 161 mil no TikTok, nas plataformas, o coreógrafo apresenta-se como Flávio Verne, em sua essência e inspirações.

Em entrevista exclusiva ao Correio, Flavio Verne deu mais detalhes sobre a carreira e os novos projetos. Confira!

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação