Uma grande rampa de livros de 4 metros de altura, ao lado de diversas cadeiras enfileiradas, que representarão uma sala de aula, ficarão expostas ao público de Brasília nos dias 13 e 14 de junho (na quarta e quinta-feira desta semana), em frente ao Museu da República. A mostra faz parte da formatura de 194 estudantes do curso de formação de líderes políticos da RenovaBR.
A instalação de todo esse cenário tem por objetivo a conscientização da sociedade sobre a importância da formação de líderes baseada em transparência, conhecimento e representatividade, de acordo com a escola.
Alguns símbolos, como os livros e a sala de aula, ajudam o público a entender que a mensagem principal da exposição é o aprendizado. Para a diretora executiva do RenovaBR, Irina Bullara, quem passar pelo Museu da República nesta quarta e quinta-feira, vai poder debater com outras ideias e aprimorar o conhecimento político.
"A gente vai ter vários livros de pessoas diferentes, que pensam diferentes, então a gente acredita que ali também é um espaço de troca. De uma troca ideológica. É espaço de uma troca de pensamentos", afirmou a diretora ao Correio.
Quem participar do evento receberá livros de autores que participam do movimento, como o apresentador de televisão Luciano Huck e o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. A exposição ficará aberta para o público geral a partir das 8h da manhã — nos dias de exposição.
A importância de se aprender
Para o advogado e professor especialista em direito público pelo Instituto Público de Direito (IDP), Rodrigo Francelino Alves, estudante que integra o grupo de alunos do RenovaBR que se formará nesta quinta (14/7), a exposição é uma ótima iniciativa para explicar à população que transita pelo Eixo Monumental, a importância de se discutir política.
“Mais do que fazer uma foto ou um vídeo 'instagramável', é para a gente definir coisas que vão realmente impactar na vida de todos nós. Então é fundamental essa atitude do Renova. É brilhante, fantástica e a gente espera que, com essa atitude, possamos incentivar bons quadros para a nossa política”, afirmou o estudante.
De acordo com a diretora executiva do RenovaBR, a formação do curso é plural e os pré-requisitos para quem deseja ingressar no curso oferecido pela escola são resiliência, ética e liderança e, principalmente, vontade de aprender.
"Para o Brasil mudar, a gente precisa de políticos que tomem suas decisões baseadas em dados, em evidências, que tenham princípios democráticos e que consigam dialogar com o diferente. Qualquer pessoa pode entrar, mesmo tendo ou não partido. Só que você tem que comungar desses valores, por isso que a gente se chama de 'escola de democracia'", diz a diretora.
*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.