Literatura

Livro de autor brasiliense será lançado na Bienal do Livro de São Paulo

'Mayra e a floresta viva' é voltado para o público infanto-juvenil e aborda a amizade, a natureza e a ancestralidade

Correio Braziliense
postado em 07/07/2022 12:10 / atualizado em 07/07/2022 13:37
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O escritor brasiliense Marcos Linhares lança, nesta sexta-feira (8/7), o livro Mayra e a floresta viva, na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O livro ilustrado por André Cerino e composto em parceria com Marcelo Capucci e Adriana Kortlandt é o primeiro volume da série, que narra o encontro de duas adolescentes, Mayra e Luana.

A partir de uma situação dramática, as duas adolescentes vão viver uma série de aventuras que ressaltam e valorizam a força da amizade e do companheirismo. De origens diferentes, as duas possuem algo em comum: a vontade de conhecer, aprender e compartilhar a vida. “A obra nasceu a partir de uma ideia de Adriana Kortlandt acerca da inusitada amizade entre duas adolescentes com origens e rotinas abissais, e ainda, das possibilidades múltiplas que essa coexistência nos oferece”, detalha Marcos Linhares.

Marcelo Capucci avalia que o livro lida com questões ancestrais “encantadoras”. “Foram construídas personagens respeitando espaços, tempos e imperfeições. Tivemos muito cuidado com o lugar comum e perigoso dos estereótipos”, diz o escritor.

A opinião compartilhada por Adriana Kortlandt. “O livro evidencia e homenageia o maior tesouro deste país: a pluralidade intercultural brasileira”, destaca a escritora

Marcos Linhares (esquerda), Adriana Kortlandt, Marcelo Capucci, escritores do livro Mayra
Marcos Linhares (esquerda), Adriana Kortlandt, Marcelo Capucci, escritores do livro Mayra (foto: Reprodução)

Encontro entre culturas

A história se dá quando Luana, de 13 anos e filha única, acompanha os pais em um passeio fora do perímetro urbano. Luana é picada por uma cobra, e a distância da cidade e a chuva dificultam o retorno para a estrada de terra. Sem GPS, os pais pedem ajuda para um pedestre que encontram no meio do caminho: Mayra.

A jovem, também de 13 anos, é descendente de quilombolas e de índios e vive com a avó, na terra dos ancestrais. Vendo a gravidade do ferimento, ela leva Luana para a casa da avó. A partir dessa interação, as duas jovens começam a desenvolver um encontro entre as culturas e mundos diferentes em que estão inseridas.

Saiba Mais:

Local: 26º Bienal do Livro de São Paulo, Expo Center Norte, na Livraria Loyola (estande nº 65)
Livro: Mayra e a Floresta Viva (Trilha Editorial, 48 páginas, R$36,90)
Autores: Marcos Linhares, Marcelo Capucci e Adriana Kortlandt
Data: Sexta-feira (8/7), às 11h

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação