Livro

Flávio Cavalcanti Jr. lança livros de memórias sobre o pai

Em "Senhor TV: A vida com meu pai", Flavio Cavalcanti Jr. conta histórias de Flávio Cavalcanti, apresentador de TV que ficou famoso com o programa "Um instante, maestro!"

Giovanna dos Santos*
postado em 07/07/2022 00:01 / atualizado em 07/07/2022 12:33
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O carioca Flavio Cavalcanti Jr. chega a Brasília nesta quinta-feira (7/7) para uma noite de autógrafos do seu mais novo livro, Senhor TV: A vida com meu pai, Flavio Cavalcanti, pela editora Matrix. O encontro será na Livraria da Travessa, no Casa Park Shopping, das 18h30 às 21h30.

Como o subtítulo indica, o livro reúne uma compilação de histórias divertidas, bizarras e surpreendentes do pai do escritor, e até algumas dele próprio. Flavio Cavalcanti (1929-1986) foi um dos grandes comunicadores da história da televisão brasileira, tendo passado por diversas funções no audiovisual. Com sucesso em audiência entre os anos 1960 e 1970, o apresentador-repórter conduziu o programa Um instante, maestro! na antiga TV Tupi, e recebeu várias estrelas nacionais e estrangeiras nos estúdios, como Pelé, Roberto Carlos, Elis Regina, Chico Anysio e Stevie Wonder.

Senhor TV é um livro de filho para pai, que surgiu da vontade de Cavalcanti Jr. de relatar mais histórias que ainda não haviam sido contadas ou devidamente detalhadas. Na obra, esse desejo tornou-se possível a partir do sentimento de intimidade que o autor sente por Flavio. Em entrevista, Cavalcanti Jr explica que "já foram escritos livros sobre meu pai. Minha mãe escreveu o livro Meu Flavio. Já Léa Machado, nossa amiga e assistente de papai por mais por 10 anos, escreveu Um instante, maestro. Mas eu sentia que tinham mais histórias para contar além destas, afinal, eu o acompanhava, trabalhava com ele e conhecia tudo de sua vida."

Entre as histórias a respeito da polêmica vida e trajetória televisiva de Cavalcanti, o livro traz os primeiros movimentos dele no jornalismo e relatos conhecidos, como o período em que ele foi retirado do ar pela censura federal durante a ditadura, as distintas entrevistas que conduziu com Getúlio Vargas e com o presidente americano John Kennedy, a vez em que se pendurou no relógio da Central do Brasil (RJ) para conversar com um homem da manutenção, e o encontro com Tenório Cavalcanti no programa Noite de Gala (TV Rio). Neste último, Cavalcanti o desafiou a raspar a famosa barba, fato que lhe rendeu muita audiência e insatisfação. O evento concluiu-se com Tenório jogando Flavio na piscina de sua própria casa.

"Em Senhor TV, eu explico em detalhes como que essas histórias aconteceram. Eu acho que essa é a maior curiosidade do livro, ele está funcionando muito bem", conta Flavio Jr. "Aqui no Rio, ele agradou muito, então estou ansioso para ir à Brasília para a noite de autógrafos. Morei muitos anos na capital, então tenho vários amigos que deixei e sinto saudades." Como o pai, Flavio Cavalcanti Jr atuou na cena do audiovisual do país. Trabalhou no mercado publicitário, no Grupo Bloch (Rede Manchete) e ao lado de Silvio Santos. Hoje, segue como consultor e escritor.

Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco


A vida com meu pai - Flávio Cavalcanti

De Flávio Cavalcanti Jr. Editora Matrix. Noite de autógrafos nesta quinta-feira (7/7), no Casa Park Shopping, às 18h30

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação