Entre os dias 20 e 24 de junho, o Núcleo de Estudos Amazônicos (NEAZ) da Universidade de Brasília(UnB) traz a mostra História da Amazônia: Mostra Adrian Cowell de cinema socioambiental. O evento tem um peso maior este ano, visto que, em 2022, completa uma década da morte do cineasta e ambientalista, Adrian Cowell, além da comoção do desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira na Amazônia.
Com o apoio do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC Goiás; da Casa Oswaldo Cruz; e do Instituto Oca do Sol, o NEAZ realiza a solenidade com o intuito de unir forças na busca da disseminação das obras do cineasta Adrian Cowell, a fim de entender a relevância do apoio às lutas dos povos indígenas.
O evento ocorre de forma híbrida, sendo on-line pelo AmazôniaFlix, uma plataforma de streaming de produções audiovisuais da região amazônica, e presencial no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), na UnB. O objetivo é estimular reflexões e debates acerca de temas socioambientais relevantes para a Amazônia.
Durante os cinco dias da mostra, serão exibidas seis sessões de longas e curtas metragens. Na trilha dos Uru-Eu-Wau-Wau, Financiando o fesastre, Nas cinzas da floresta, de Cowell, estarão dentre os títulos. Além dos filmes, haverá mesas de debate sobre o tema de cada sessão, com a participação de líderes de povos indígenas, de cientistas, parlamentares, cientistas e representantes de entidades socioambientais.
Mostra Adrian Cowell de Cinema Socioambiental
Em exibição de 20 a 24 de junho. A mostra ocorre nos dias 20 e 24 às 17h, e nos dias 21, 22 e 23 às 17:30, no Beijódromo (UnB). Na plataforma Amazônia Flix, os acessos podem ser feitos todos os dias da exibição. As sinopses dos filmes podem ser conferidas no site da Mostra Adrian Cowell.