MOSTRA DE CINEMA

Mostra Adrian Cowell de Cinema traz filmes e séries sobre a Amazônia

Obras do cineasta serão exibidas na UnB e na plataforma AmazôniaFlix a partir da próxima segunda (20/6)

Entre os dias 20 e 24 de junho, o Núcleo de Estudos Amazônicos (NEAZ) da Universidade de Brasília(UnB) traz a mostra História da Amazônia: Mostra Adrian Cowell de cinema socioambiental. O evento tem um peso maior este ano, visto que, em 2022, completa uma década da morte do cineasta e ambientalista, Adrian Cowell, além da comoção do desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira na Amazônia.

Com o apoio do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia da PUC Goiás; da Casa Oswaldo Cruz; e do Instituto Oca do Sol, o NEAZ realiza a solenidade com o intuito de unir forças na busca da disseminação das obras do cineasta Adrian Cowell, a fim de entender a relevância do apoio às lutas dos povos indígenas.

O evento ocorre de forma híbrida, sendo on-line pelo AmazôniaFlix, uma plataforma de streaming de produções audiovisuais da região amazônica, e presencial no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), na UnB. O objetivo é estimular reflexões e debates acerca de temas socioambientais relevantes para a Amazônia.

Durante os cinco dias da mostra, serão exibidas seis sessões de longas e curtas metragens. Na trilha dos Uru-Eu-Wau-Wau, Financiando o fesastre, Nas cinzas da floresta, de Cowell, estarão dentre os títulos. Além dos filmes, haverá mesas de debate sobre o tema de cada sessão, com a participação de líderes de povos indígenas, de cientistas, parlamentares, cientistas e representantes de entidades socioambientais.

Mostra Adrian Cowell de Cinema Socioambiental


Em exibição de 20 a 24 de junho. A mostra ocorre nos dias 20 e 24 às 17h, e nos dias 21, 22 e 23 às 17:30, no Beijódromo (UnB). Na plataforma Amazônia Flix, os acessos podem ser feitos todos os dias da exibição. As sinopses dos filmes podem ser conferidas no site da Mostra Adrian Cowell

Saiba Mais