Com homenagem à cineasta belgo-francesa Agnès Varda, a oitava edição do Brasilia International Film Festival, a ser realizado entre 4 e 13 de agosto, receberá inscrições até 30 junho. O recebimento se dará através do site www.biffestival.com e das plataformas Festhome e FilmFreeway.
Diretores com no máximo três longas-metragens de cinema podem competir. Dez filmes, inéditos no Brasil, disputarão a competitiva central. Haverá ainda a mostra Biff Junior, com seis filmes direcionados aos pequenos espectadores e a adolescentes. Uma mostra competitiva de vídeos no formato TikTok também será contemplada. O Biff será no Cine Brasília e no Museu da República, entre outros locais.
A diretora geral e de programação do BIFF, Anna Karina de Carvalho, recentemente esteve em reuniões em Cannes, junto a distribuidores e realizadores de vários países. “Assim como o festival de Cannes apresentou uma mostra competitiva antenada com as novas linguagens e formatos, o Biff seguirá a tendência.
Participantes selecionados receberão cachê de exibição e os contemplados serão premiados com troféus em categorias como: melhor filme, melhor filme do júri popular e melhor filme (Biff Junior), melhor filme júri popular (Biff Júnior). Haverá ainda melhor filme (júri popular da Mostra Mosaico) e melhor filme da crítica José Carlos Avellar. Noutras categorias, melhor direção, melhor ator, melhor atriz e melhor roteiro.
BIFF 2022
Inscrições abertas para as mostras competitivas da 8ª edição do Biff, até 30 de junho.
Regulamentos e ficha de inscrição no site www.biffestival.com
Inscrições ainda pelas plataformas Festhome (https://festhome.com/pt) e FilmFreeway (https://filmfreeway.com/)