Penélope Cruz recebeu, nesta terça-feira (7/6), reconhecimento dos colegas de profissão espanhóis. A atriz, que tem no currículo três prêmios Goya, um Oscar, uma Palma de Ouro, uma Taça Volpi e um Cesar, foi honrada com um Prêmio Nacional de Cinema em sua terra natal.
Beatriz Navas, diretora do Instituto de Cinematografia e Artes Audiovisuais (ICAA) e presidente do júri do Ministério da Cultura local, que atribuiu a honraria, enfatiza em comunicado oficial que a artista, além de ser “comprometida com o seu ofício, [que] procura a excelência no seu trabalho”, é responsável por algumas das personagens mais marcantes do cinema espanhol. "Por todas estas razões, Penélope Cruz é uma atriz icônica cujo brilhante legado enriquece o patrimônio cultural espanhol", escreveu em comunicado oficial.
Mães paralelas, dirigido pelo amigo e parceiro de longa data, Pedro Almodóvar, foi indicado a diversos prêmios e Cruz teve sua performance reconhecida pelo Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2021, além de ser indicada a melhor atriz no prêmio espanhol Goya e no Oscar 2022. O longa está disponível no catálogo do Netflix, relembre o trailer:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.