A partir do dia 6 de junho, o Espaço Prato e Tambor vai receber 10 oficinas de percussão. Cada uma será ministrada por um percussionista e abordará um tema característico relacionado à música. O evento acontece às segundas e quartas de junho, e nas primeiras segundas e quartas de julho. Umas das oficinas será exclusiva para o público surdo e em todas haverá a reserva de uma vaga para pessoa com deficiência.
Segundo o idealizador do projeto, Thiago Cunha, a diversidade de temas e de ministrantes traz uma profundidade que só esses especialistas conseguem abordar. "Cada uma dessas 10 pessoas tem uma história longa rica com a percussão e com a música”, explica.
O objetivo do projeto é apresentar à sociedade um panorama da percussão e dos profissionais que atuam na capital, além de oferecer uma oportunidade de aprender de forma gratuita com musicistas respeitados na cena cultural. As aulas vão promover a interação e trocas de idéias entres profissionais, estudantes e entusiastas.
Cada oficina tem duas horas de duração e participação de, no máximo 15 pessoas, sendo apresentados os instrumentos. No final, todos tocam juntos uma música. Qualquer pessoa pode se inscrever a partir dos 15 anos, independente do nível de musicalização.
As inscrições serão feitas por formulário do Google Forms. O link para inscrição de cada oficina será divulgado sempre na quinta-feira anterior à sua realização, às 8h, nas redes sociais do Prato e Tambor no Instagram e no Facebook.
Programação:
06/06 - Gritos, Tambores e Movimento, com Macaxeira Acioli
08/06 - O CAJON – Ritmos variados e incremento com outras percussões, com George Lacerda
13/06 - Baquetas - Técnicas e Utilização em Performance e Estudos, com Thiago Cunha
15/06 - Do Maracatu ao samba Pisado. Do mangue ao Cerrado, com Tico Magalhães
20/06 - O universo do Ijexá, Samba-reggae e Samba-duro, com Reinaldo Braz
22/06 - Tambor em Voz - Práticas Vocais Rítmicas, com Nãnan Matos
27/06 - Música e Surdez - Mãos que Cantam e Tocam, com Ana Lúcia Soares. Esta oficina será direcionada, exclusivamente, para o público com deficiência auditiva
29/06 - Ritmos Populares e Adaptações para o Pandeiro, com Larissa Umaytá
04/07 - Reciclando Pessoas, com Fred Magalhães
06/07 - Música de barzinho: a maior escola - Oficina de ritmos de percuteria, com Max Nawar
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.